Alimentos Com Melatonina Que Melhoram o Sono
A nossa alimentação interfere em todo o funcionamento do organismo e não é diferente com o sono. Quem tem dificuldades para dormir pode encontrar a solução em alimentos saudáveis e baratos, facilmente encontráveis nos mercados e sem a necessidade de medicinas caras e perigosas.
Vários estudos mostram que um tipo de hormônio pode ser a melhor alternativa para tratar a insônia em casos leves. Trata-se da melatonina, uma substância responsável por regular o nosso ciclo circadiano. Veja o que diz a Wikipedia:
O ritmo circadiano regula todos os ritmos materiais bem como muitos dos ritmos psicológicos do corpo humano, com influência sobre, por exemplo, a digestão ou o estado de vigília e sono, a renovação das células e o controle da temperatura do organismo.
Assim, a produção de melatonina é essencial para manter o bom funcionamento do organismo, principalmente o sono e descanso.
Já existem no mercado suplementos à base de melatonina para ajudar na melhoria de problemas de insônia leves e ocasionais. No entanto, essas formas artificiais da substância não são tão eficazes quanto o hormônio que é produzido naturalmente pelo nosso organismo estimulado por uma vida equilibrada.
Alimentação e Produção de Melatonina
Quando nos alimentamos de forma adequada, as chances de manter os níveis desejáveis de melatonina no organismo são muito maiores, tornando a suplementação desnecessária.
Segundo o estudo realizado por estudiosos da Universidade Khon Kaen, na Tailândia, o consumo de algumas frutas tropicais pode aumentar de forma significativa a produção do hormônio do sono. Durante a vida, a tendência é que nosso organismo vá produzindo quantidades cada vez menores da substância com o passar dos anos, o que pode causar insônia na vida adulta. Junte-se a isso, todo stress e pressões do dia a dia, além, claro, da quantidade de estímulos que recebemos até no minuto em que deitamos.
Os cientistas tailandeses observaram os efeitos das frutas tropicais no organismo, medindo os níveis de melatonina presente no corpo por meio do exame conhecido como 6-sulfatoximelatonina (aMT6s).
O abacaxi a banana e a laranja, por exemplo, levaram a uma elevação dos índices do hormônio. O maior destaque ficou com o abacaxi, causando um aumento de mais de 266% de melatonina; em seguida vem a banana, com um aumento de 180% e a laranja, com 47%.
Na prática, isso significa que a ingestão dessas frutas com regularidade pode trazer benefícios para o sono e para o funcionamento metabólico como um todo.
Lista de alimentos com melatonina
- Abacaxi
- Banana
- Laranja
- Cereja
- Cevada
- Cebola
- Aveia
- Milho
- Arroz
- Tomate
- Azeite
- Nozes
- Uvas
Dica: a forma como esses alimentos são preparados interfere no aproveitamento da melatonina pelo organismo. Quanto mais naturais estiverem, melhores serão os efeitos. Evite temperaturas excessivas e processos de fermentação durante o preparo.
Lembre-se também que uma alimentação balanceada, rica em nutrientes e saudável é muito importante para as funções metabólicas.