Alimentos Para Prisão de Ventre
A prisão de ventre ou intestino preso é um problema que atinge cerca de 20% dos brasileiros. A cada 5 pessoas com constipação, 4 são mulheres. Mas os homens não estão livres e também podem sofrer com os sintomas típicos, como: irritabilidade, dores abdominais, inchaço e outros.
Não existe um consenso entre os médicos sobre o que caracteriza a prisão de ventre. Para alguns, o normal é ir ao banheiro de 2 a 3 vezes no dia. Outros acreditam que não há problema em se ficar até 2 dias sem defecar. O incômodo é o que geralmente define a constipação e, a partir daí, é possível buscar tratamento adequado para cada caso.

Coloque o seu intestino pra funcionar
Alimentos Que Melhoram o Funcionamento do Intestino
A alimentação é um dos principais fatores que contribuem para o funcionamento do intestino. Assim como existem alimentos que estimulam o trânsito intestinal, também existem aqueles que tornam o intestino mais preguiçoso. Por isso, quem sofre com o problema deve ficar de olho no que come e sempre optar por uma dieta favorável. Abaixo listamos alguns itens que combatem a prisão de ventre:
Frutas
Mamão, laranja, ameixa preta e abacaxi seco são ótimas para quem tem o intestino preso. Além de conterem fibras, que contribuem para a formação do bolo fecal, elas também contam com substâncias que ajudam a regular o funcionamento do intestino.
Verduras e Legumes
O mesmo acontece com as verduras e legumes. Alguns, em especial, como é o caso da couve, do repolho, do tomate, do milho e do feijão preto, estimulam o movimento peristáltico. A dica é incluir pelo menos 2 porções desses alimentos diariamente em sua dieta.
Alimentos Integrais
Pessoas com o intestino preso devem substituir os alimentos refinados por opções integrais. O ideal é consumir biscoitos, pães, bolo e outras massas na versão integral por duas razões: primeiramente, esses alimentos são ricos em fibras; além disso, a farinha refinada dificulta o funcionamento do intestino.
Água
A ingestão desses alimentos deve ser acompanhada de muita água. Caso contrário, o excesso de fibras pode ressecar o bolo fecal, causando um efeito contrário ao desejado. Beba pelo menos 2 litros de água diariamente e abuse dos chás, sucos e outras bebidas que possam hidratar o seu organismo. Não espere a sede chegar.
Você Sabia?
Uma das causas da prisão de ventre é a vergonha de ir ao banheiro. Muitas pessoas evitam usar os toilettes públicos e, por isso, deixam de defecar na hora certa. Com o passar do tempo, essa prática pode alterar o relógio biológico e tornar o intestino mais preguiçoso. A dica é não segurar a vontade e ir ao banheiro sempre que necessário.