Sugestão de cardapio para quem tem colesterol alto
O colesterol alto, assim como a diabetes e demais problemas cardíacos, são assuntos delicados que merecem atenção, prevenção e cuidados diários, desde os nossos hábitos, como atividades físicas e demais acompanhamentos médicos, até uma alimentação saudável, adequada e balanceada.
O que comemos e bebemos tem uma participação considerável na recuperação, tratamento e cura das doenças desenvolvidas ao longo da vida. Neste post você vai ter acesso a uma sugestão de cardápio para pessoas com problemas no colesterol, fique a vontade para adapta-lo segundo seu gosto pessoal.
O que é Colesterol Alto
Já sabemos que a principal causa do colesterol alto é uma dieta pobre em nutrientes, ligada ao sedentarismo, estresse, hipotireoidismo e em alguns casos pode até mesmo ser considerada uma doença hereditária. Atualmente, esse tipo de enfermidade tem afetado todas as faixas etárias da população, o que pode ser explicado pelos maus hábitos alimentares cultivados por nós, alimentos ultraprocessados que nos são oferecidos como saudáveis e a educação alimentar que deveria ser mais presente em nossas famílias.
Aqueles que têm colesterol alto estão sempre em busca de alternativas alimentares seguras e mais saudáveis. Pensando nisso, trouxemos algumas dicas simples e eficazes para manter o colesterol sobre controle e também dicas de prevenção para aqueles que têm tendências a desenvolver a doença.
Quando se deseja reduzir o colesterol naturalmente, algumas medidas devem ser tomadas. Assim como alguns alimentos precisam ser incluídos na dieta, outros devem ser controlados e evitados. Mas não se preocupe, já constatamos que a melhor opção nunca é cortar absolutamente todas as gorduras da nossa alimentação, pois, necessitamos de todos os nutrientes para uma vida saudável, como a proteína contida nos ovos e derivados do leite. Inclusive, nem todo colesterol é ruim, portanto, consulte seu médico ou nutricionista.
A ideia é reduzir os exageros que causam o colesterol alto e investir pesado nas gorduras que podem agregar a nossa saúde. Devemos sempre lembrar o quão importante é conciliar as mudanças alimentares ao acompanhamento de profissionais endócrinos, nutricionistas e especialistas de saúde em geral. Veja a seguir nossas dicas para uma alimentação leve, saudável, gostosa e menos gordurosa!
Sugestão de Cardápio
Alimentos que podem ser evitados: O prêmio de maior causador do colesterol vai para: Gordura Trans!
Muito cuidado aos alimentos ingeridos na correria do dia-a-dia. Aquele lanchinho ali, petiscos aqui, um só não faz mal, mas assim como tudo, em excesso representa graves riscos a saúde. Gorduras saturadas elevam o colesterol LDL, o chamado colesterol ruim, portanto evite:
- Hidrogenados em geral;
- Óleos vegetais processados;
- Excesso de cafeína e álcool.
Alimentos que podem ser incluídos na dieta (todos os dias)
- Aves (peru, galinha);
- Peixes e frutos do mar;
- Ovos;
- Castanhas;
- Sementes;
- Abacate.
Combo proteína + fibra
Procure obter refeições diárias compostas por proteínas (aves ou ovos) aliando os vegetais, frutas e legumes fibrosos ao longo do dia. No almoço, dê preferência para alimentos grelhados e cozidos. O modo de preparo também pode ajudar no combate ao colesterol. Algumas sugestões são:
- Batata doce, alho;
- Leguminosas
- Azeite;
- Nozes;
- Couve.
Vegetais Verdes
A cor verde escura dos vegetais indica alto teor de antioxidantes e anti-inflamatórios, o que age diretamente no colesterol alto. Portanto, mesmo que esses alimentos não façam parte da sua dieta, opte pelos sucos naturais com os vegetais e frutas. Assim, você obtém os nutrientes necessários e consegue um sabor delicioso. Algumas de nossas sugestões são sucos verdes de:
- Limão;
- Abacaxi;
- Gengibre;
- Couve;
- Espinafre.
Se preferir, adicione mel e hortelã. Também previne doenças, já que aumenta a imunidade e protege contra ataques cardíacos.
Não se esqueça: Cada organismo merece atenção específica para cada deficiência de nutrientes. Sugestões de alimentação saudável podem ser abrangentes para as pessoas saudáveis, sem nenhuma restrição.
Consulte sempre o seu médico antes de adotar qualquer medida rigorosa. Alimente-se bem, dê preferência aos alimentos naturais, diminua o que é industrializado e consuma verduras e legumes frescos. E, claro, faça sempre exercícios físicos!