Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais os Benefícios do Chá de Alecrim? Como Preparar?

O alecrim, também chamada de Rosmarinus officinalis, é uma erva originada do Mediterrâneo, rica em benefícios a saúde. Ela pode ser encontrada em diversas lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até mesmo supermercados, devido às suas popularidade. Um nome popular do alecrim é “erva da alegria”, pois ela possui certas propriedades que proporcionam o bem-estar.

Esta planta é rica em propriedades medicinais, entre elas estão o auxílio no combate aos distúrbios digestivos, também conhecido como dispepsia e sua colaboração para o bom funcionamento do metabolismo do corpo, em geral, mas principalmente no que diz respeito as atividades cerebrais.

Este excelente fitoterápico, com diversas substâncias bioativas, também muito utilizada em cerimônias religiosas, na culinária e na produção de essências para aromatização. A receita do chá de alecrim que aprenderemos, hoje, pode ser utilizada como uma terapia diária para equilibrar as funções do corpo e auxiliar no relaxamento de tensões provocadas pelo estresse. Também, confira todas as vantagens deste chá.

Propriedades do Alecrim

A indicações para o consumo de chá de alecrim vão desde o alívio para dores de cabeça intensa, até o combate de várias infecções por todo o corpo. Devido as suas propriedades anti-inflamatórias, ele é muito eficiente no tratamento de doenças das articulações como a artrite e a artrose. Também, devido à esta mesma propriedade, o alecrim pode ser usado para o tratamento de torções, contusões, etc.

Alecrim

Alecrim

O alecrim também é conhecido por suas propriedades diuréticas, devido à composição que conta com potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, auxiliando na eliminação de líquidos do corpo. Feito isso, ele acaba por auxiliar, também, no processo de emagrecimento. Uma vez que suas propriedades calmantes atuam no controle da alimentação compulsiva e também regulam as funções do intestino, ajudando a emagrecer com saúde. E, como o chá também é sudorífero, ele proporciona a diminuição dos sintomas da má digestão.

Em função dessa propriedade, ele exerce um efeito muito satisfatório para o controle da ansiedade. Porém, a atuação do alecrim no sistema nervoso não se restringe a ansiedade. Estudos revelante que a planta também é muito eficiente na recuperação do sistema nervoso após esforço prolongado. Além de ter sido registrado, um uso mais recente do alecrim, no combate ao mal de Alzheimer, pois ao melhorar a circulação sanguínea cerebral, ele estimula os campos de concentração e memória.

O sistema circulatório também é muito beneficiado pelo pelas propriedades do alecrim por atuar no combate da arritmia cardíaca e na melhora de outros problemas sanguíneos, como a regulação de ciclos menstruais. O alecrim também combate a anemia e auxilia no tratamento de queimaduras e lesões na pele, devido a sua propriedade cicatrizante. O alecrim também é um forte aliado de quem tem diabetes, porque auxilia o corpo na metabolização do açúcar e no processo de queima de gordura.

Na indústria de cosméticos, o alecrim é utilizado na produção de xampus, cremes, sabonetes e hidratantes. Porém, é em sua forma natural que ele tem sido bastante eficiente no tratamento de caspas e na prevenção da queda de cabelo.

Ademais, o alecrim é uma erva estimulante, o que significa que ela combate a asma, gripe, tosses, dentre outras doenças que atacam o trato respiratório. Assim, todas as doenças que envolvem secreção podem ser tratadas ou até mesmo prevenidas com o chá de alecrim.

Para pessoas que possuem muitas cólicas menstruais, o alecrim também pode ser utilizado em conjunto com outros remédios ou até mesmo independentemente para o tratamento desta questão, da mesma forma que o chá funciona como remédio oral de hemorroidas inflamadas.

Chá de Alecrim

Ingredientes:

  • Entre três e seis gramas das folhas de alecrim – o que equivale a uma colher e meia de sopa;
  • 150 ml de água – uma xícara de chá.

Modo de Preparo: Prepare uma infusão com as folhas do alecrim. Para isso, ferva a água e desligue o fogo. Em seguida, acrescente as folhas de alecrim e deixe o recipiente tampado por alguns minutos. Espere amornar, coe e sirva.

Pode-se utilizar de uma a duas xícaras de chá ao longo do dia. E, o chá de alecrim não deve ser consumo por pessoas com doença prostática, gastroenterites dermatoses em geral e com histórico de convulsão. O consumo excessivo por qualquer pessoa, pode levar à irritação renal e gastrointestinal.