Como Preparar um Chá de Picão? Quais São os Benefícios?
Já falamos aqui no site sobre alguns medicamentos naturais regulamentados pela ANVISA. São várias as plantas e ervas que podem ser usadas para fazer chás, inalações, compressas e outras formas de medicamentos. Os medicamentos naturais têm menos contraindicações que o remédios industrializados. E são usados desde a antiguidade, por nossos antepassados.
Além de divulgar a lista de medicamentos regulamentados pela ANVISA, estamos sempre falando separadamente sobre esses chás com poderes curativos. Desta vez, vamos falar de um chá para curar a icterícia, que é o nome correto dado à coloração amarelada sobre a pele, acompanhada de mucosas causadas por acúmulo de bilirrubina no organismo (hiperbilirrubinemia). Você já deve ter ouvido alguém falando que um bebê nasceu com “tiriça”. É porque normalmente as pessoas usam esse nome para denominar a doença, que tem esse nome diferente.
A icterícia é comum nos recém-nascidos e não é uma doença grave, se for tratada logo após o nascimento. O diagnóstico é feito através da observação da pele do bebê, que fica bem amarelada, principalmente perto dos olhos, boa e nariz. Acompanhando a tendência comum de se manifestar em recém nascidos e crianças, (chegando a receber o nome de icterícia neonatal), este remédio natural feito com picão (Bidens Pilosa) regulamentado pela ANVISA é para uso infantil também.
Aprenda a fazer o chá de picão, uma planta fácil de se achar em quintais e jardins em nosso país.
Receita de chá de picão
Ingredientes:
- 2 gramas (uma colher de sobremesa) de folhas de picão
- 150 ml (uma xícara de chá) de água
Modo de preparo: Faça o chá a partir de uma infusão, fervendo a água e, após desligar o fogo, acrescentando as folhas de picão. Depois deixe descansar, tampado, por alguns minutos.
Beber uma xícara de chá quatro vezes ao dia. Para recém-nascidos pode-se usar uma mamadeira pequena, uma seringa (sem agulha, é claro!), ou até mesmo uma colher de plástico (para não machucar a gengiva). Nesse caso, ofereça apenas meia xícara pequena para o bebê.
Evite o chá de picão durante a gravidez, pois em alguns testes foram notadas a estimulação das atividades uterinas pelo uso do chá. Converse com seu médico antes de tomar qualquer tipo de medicamento, mesmo que seja natural.
Banho de Picão
Para os bebês com icterícia, além do banho de sol, é recomendado o banho de chá de picão. Para isso, faça o mesmo chá, mas em quantidade maior. Para dois litros de água coloque 10 colheres de sopa do picão. O processo de preparo será o mesmo descrito acima.
Depois de dar o banho normal da criança, coloque ela na banheira com chá de picão morno. Muito cuidado com a temperatura do chá para não queimar o bebê. Deixe a criança por alguns minutos na banheira, espalhando o chá por todo o corpo. Depois de retirar da banheira, não enxague a criança novamente. Somente enxugue delicadamente com uma toalha e já pode vestir a roupa.
Quais são os benefícios do picão?
Como mencionado, o principal beneficio do chá de picão é o tratamento de doenças hepáticas, como a icterícia e hepatite. Ou seja, doenças que afetam o fígado. Porém, este chá também pode ser usado para prevenir a diabetes, uma vez que diminui as taxas de glicose na corrente sanguínea. Ainda, esta bebida pode ser usada como um diurético, uma vez que combate o acúmulo de líquidos e possíveis desconfortos, principalmente na região abdominal.
Ademais, os indivíduos que sofrem com infecções de garganta, urina, estômago, corrimentos vaginais, dentre outras, podem recorrer à este chá para o tratamento. Assim como os que possuem úlceras podem preveni-las e trata-las com o picão, uma vez que ele beneficia a atividade digestiva.