Compressa de Calêndula
Lesões são algo muito comum de acontecer e, junto com elas, as inflamações. Para ajudar a resolver isso, a calêndula (Calendula officinalis) parece ser uma boa alternativa. Também na lista dos medicamentos fitoterápicos regulamentados pela ANVISA, esta compressa pode ser usada por adultos e crianças e, além das lesões e inflamações, também é útil em casos de contusões e queimaduras.
Você vai precisar de:
- 1-2 g (uma a duas colheres de chá) de flores da calêndula
- 150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo:
O processo de preparo é o de infusão. Ferva a água e, desligue o fogo. Só então acrescente as flores de calêndula e tampe por alguns minutos.
Posologia
Aplicar em forma de compressa na parte lesionada de três a quatro vezes ao dia.
Outros benefícios
Esta compressa serve para curar hematomas provocados por quedas e contusões que causam manchas arroxeadas na pele. A compressa de calêndula tem efeito anti-inflamatório e analgésico diminuindo o inchaço, além do edema.
A compressa fria é indicada após a queda, lesão ou pancada nas primeiras 48 horas após o incidente. A compressa fria vai agir provocando a contrição dos vasos sanguíneos evitando assim inchaços e edema. A compressa quente é indicado para feridas, edemas e hematomas inflamados e com infecções com pus que não foram tratadas nas primeiras 48 horas.
Ao contrário da compressa fria aqui o objetivo é provocar a dilatação dos vasos sanguíneos para aumentar o fluxo na região para combater a inflamação. A compressa quente também serve para tratar torcicolo, contração muscular, mal jeito, dor de dente e cólicas menstruais. Basta aplicar a compressa em temperatura ambiente com uma toalha por 15 minutos.
A compressa de calêndula deixa a pele mais firme e hidratada por aumentar o fluxo sanguíneo. A compressa permite que chegue mais oxigênio e nutrientes na região lesionada, ajudando no processo de regeneração celular e cicatrização da pele, principalmente quando sofre queimaduras. E também serve para o tratamento de hemorroidas.
A compressa de calêndula tem ação antiviral e antibactericida que evita a proliferação de patógenos que pode causar infecções na área lesionada.