Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar um Soro Caseiro?

A desidratação é um problema sério que afeta milhares de pessoas diariamente, devido a vários fatores. Os indivíduos podem se desidratar devido à exposição excessiva ao calor, o que ocasiona eliminação de suor, diarreia, vômitos, dentre outras questões que exigem uma reposição de líquidos, sais e minerais.

Esse problema precisa ser tratado, pois pode se tornar mais grave ainda, podendo levar até à morte. Mas é claro que em casos mais simples de desidratação, podemos tratar de forma simples e fácil, sem precisar ficar por horas no hospital tomando soro. Isso porque podemos fazer o soro em casa mesmo.

Muito utilizado para desidratação, o soro caseiro tem ajudado, de forma simples, milhares e milhares de pessoas que acabam se desidratando por conta de vômitos, diarreias, calor ou outros fatores. A receita que ajuda a repor os sais minerais perdidos na evacuação, por exemplo, é extremamente simples e todos têm os ingredientes em casa, sem mesmo a necessidade de recorrer às hortas dos vizinhos. A receita só leva sal e açúcar e é bem fácil de fazer.

Mas, apesar de simples, a concentração do sal e açúcar presentes deve ser bem medidas, evitando outras complicações. Isso nos incita a fazer um post apenas com o soro caseiro.

Receita

Ingredientes:

Soro Caseiro

Soro Caseiro

  • 3,5 gramas de sal (uma colher de chá rasa de sal)
  • 20 gramas de açúcar (duas colheres de sopa rasas de açúcar)
  • 1 litro de água, fervida, filtrada ou mineral.

O interessante é manter a proporção de 8 partes de açúcar para uma de sal (pode-se usar tampinhas de refrigerante para dosar, por exemplo: uma tampa de sal e oito de açúcar para um litro de água). Evite super dosagem, principalmente do sal.

Modo de prepararo:

Para preparar o soro, basta misturar bem os ingredientes com uma colher, até que o sal e o açúcar se dissolvam completamente. Se a desidratação é devido vômitos e diarreia, o ideal é beber o soro caseiro aos poucos, logo após ir ao banheiro. Pode-se ir tomando durante o dia, em poucas quantidades.

Cuidados

O Soro Caseiro é uma solução rápida e simples para emergências. É muito importante procurar um médico imediatamente, sobretudo, quando se tratar de crianças e recém nascidos. Em casos de desidratação mais severa, deve-se fazer um tratamento prolongado e mais específico, que só um médico poderá prescrever. Desta forma, só use o soro caseiro caso forem situações mais leves que envolvam diarreia e vômito não-prolongados. Se o indivíduo não conseguir nem mesmo manter o soro no estômago, será preciso introduzi-lo por veia, o que deve ser feito no hospital.

Como sei se estou desidratado?

A desidratação pode ocorrer em qualquer pessoa, de qualquer idade. Porém, as crianças e os idosos estão mais propensos a sofrerem com este mal. Por isso, é bom ficar atento aos sintomas, especialmente em pessoas nessas faixas etárias. Os sintomas da desidratação são boca seca, sede em excesso, desânimo e cansaço (nas crianças é fácil observar, pois costumam ser muito ativas, mas quando desidratadas tendem a ficar mais quietas).

A urina também diminui, assim como o suor e as lágrimas. A pele pode ficar seca e a desidratação também pode causar dores de cabeça. Pode ocorrer também a prisão de ventre, assim como tonturas e vertigens. Ademais, é interessante observar a cor da urina, assim como o seu odor. Caso esteja extremamente amarelada, com cheiro forte, é preciso ficar atento, pois significa que há pouca água no organismo para diluir a urina.

Em casos mais severos, esses sintomas podem ser mais agudos, causando até febre e desmaios. Um médico deve ser consultado imediatamente, caso sinta-se sintomas de desidatração de forma mais aguda.