Como Usar a Babosa para Pele e Rosto?
A babosa (Aloe vera) é uma planta repleta de benefícios para o corpo e também para a pele. Várias receitas caseiras a usam como ingredientes e estudos científicos comprovam a eficácia da planta. Apesar da Anvisa não autorizar a produção de medicamentos para ingestão com babosa, o uso tópico é autorizado e também recomendado. A babosa possui propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias. Por exemplo, a babosa pode ser utilizada para o tratamento de febre, devido à sua ação antitérmica.
Por agir na hidratação da derme e também ser um cicatrizante natural, a babosa também pode ser usada para tratar espinhas, manchas, cravos, eczemas e até mesmo as lesões causadas pela psoríase. A babosa proporciona a tonificação da pele e também atua como um protetor solar, protegendo-a contra os raios UV. Abaixo, saiba mais sobre como utilizar a babosa e seus benefícios.
Quais os benefícios da babosa?
Quem sofre com psoríase pode aproveitar os benefícios da babosa.Um estudo conduzida por pesquisadores da Universidade Federal do Pernambuco testou a eficácia de um remédio feito com babosa, andiroba e cana-de-açúcar. Dentre os voluntários, cerca de 80% apresentou melhoras consideráveis nas lesões causadas pela doença. Em algumas casos, a redução foi de 100%.
O uso do gelda babosa nas escamações típicas da psoríase também foi testado por cientistas da Arábia Saudita, com resultados tão animadores quanto os da pesquisa brasileira. A melhora se deve, principalmente, ao efeito cicatrizante da babosa sobre a pele. Ela também estimula o sistema imunológico e hidrata as células.
Os efeitos positivos da babosa também podem ser observados no tratamento de espinhas, cravos e manchas. O uso de produtos feitos com a planta ajuda a limpar a superfície da pele, o que dificulta a formação de espinhas e cravos. Além disso, com o passar do tempo a ação cicatrizante impede que as acnes deixem marcas sobre a pele.
As manchas podem ser suavizados com a aplicação de babosa porque a planta regula a produção de melanina pela pele. As manchas escuras e claras são causadas pelo depósito irregular dessa substância, então a aloe impede a formação dessas regiões com pigmentação desigual. Assim, vale a pena apostar na babosa também para o tragamento de manchas.
E, a babosa também pode reduzir as celulites, tratar queimaduras, combater o envelhecimento precoce e hidratar a pele. Ou seja, são inúmeros os benefícios desta planta para a pele. Ela pode ser utilizada tanto no corpo quanto no rosto. Em ferimentos e também em outros locais do corpo, pode-se utilizar o próprio gel de babosa, abrindo as folhas e raspando os géis dentro. Já no rosto, é recomendado utilizar uma máscara, tanto para potencializar o efeito da planta quanto para diminuir certos efeitos negativos, que podem ocorrer devido à sensibilidade da pele do rosto.
Abaixo, conheça uma receita de máscara para o rosto com babosa, que deve ser utilizada para hidratação, clareamento de manchas e também para cicatrização de acnes, feridas, etc.
Máscara Para o Rosto
Você pode preparar em casa uma máscara que ajuda a hidratar, prevenir as espinhas e rejuvenescer a pele. Os ingredientes necessários são:
- 1 colher (sopa) de gel de babosa
- 1 colher (sopa) de mel puro
- 2 colheres (sopa) de iogurte natural
- 2 colheres (sopa) de argila verde
Para fazer a máscara, você precisa misturar todos os ingredientes até obter uma pasta. O ideal é usar apenas materiais que não sejam metálicos, pois os metais reagem com a argila. Depois que estiver misturado, aplique uma camada generosa sobre o rosto limpo. Deixe a máscara agir por 1 hora, evitando que ela fique seca ao borrifar áua constantemente. Depois, retire com água fria.
O procedimento pode ser repetido até 2 vezes por semana. A máscara deve ser armazenada na geladeira por até 3 dias em recipiente tampado.