Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Usar a Babosa para Pele e Rosto?

A babosa (Aloe vera) é uma planta repleta de benefícios para o corpo e também para a pele. Várias receitas caseiras a usam como ingredientes e estudos científicos comprovam a eficácia da planta. Apesar da Anvisa não autorizar a produção de medicamentos para ingestão com babosa, o uso tópico é autorizado e também recomendado. A babosa possui propriedades calmantes, cicatrizantes, anestésicas, antitérmicas e anti-inflamatórias. Por exemplo, a babosa pode ser utilizada para o tratamento de febre, devido à sua ação antitérmica.

Por agir na hidratação da derme e também ser um cicatrizante natural, a babosa também pode ser usada para tratar espinhas, manchas, cravos, eczemas e até mesmo as lesões causadas pela psoríase. A babosa proporciona a tonificação da pele e também atua como um protetor solar, protegendo-a contra os raios UV. Abaixo, saiba mais sobre como utilizar a babosa e seus benefícios.

Quais os benefícios da babosa?

Quem sofre com psoríase pode aproveitar os benefícios da babosa.Um estudo conduzida por pesquisadores da Universidade Federal do Pernambuco testou a eficácia de um remédio feito com babosa, andiroba e cana-de-açúcar. Dentre os voluntários, cerca de 80% apresentou melhoras consideráveis nas lesões causadas pela doença. Em algumas casos, a redução foi de 100%.

O uso do gelda babosa nas escamações típicas da psoríase também foi testado por cientistas da Arábia Saudita, com resultados tão animadores quanto os da pesquisa brasileira. A melhora se deve, principalmente, ao efeito cicatrizante da babosa sobre a pele. Ela também estimula o sistema imunológico e hidrata as células.

Conheça as utilidades da babosa nos tratamentos de pele

Conheça as utilidades da babosa nos tratamentos de pele

Os efeitos positivos da babosa também podem ser observados no tratamento de espinhas, cravos e manchas. O uso de produtos feitos com a planta ajuda a limpar a superfície da pele, o que dificulta a formação de espinhas e cravos. Além disso, com o passar do tempo a ação cicatrizante impede que as acnes deixem marcas sobre a pele.

As manchas podem ser suavizados com a aplicação de babosa porque a planta regula a produção de melanina pela pele. As manchas escuras e claras são causadas pelo depósito irregular dessa substância, então a aloe impede a formação dessas regiões com pigmentação desigual. Assim, vale a pena apostar na babosa também para o tragamento de manchas.

E, a babosa também pode reduzir as celulites, tratar queimaduras, combater o envelhecimento precoce e hidratar a pele. Ou seja, são inúmeros os benefícios desta planta para a pele. Ela pode ser utilizada tanto no corpo quanto no rosto. Em ferimentos e também em outros locais do corpo, pode-se utilizar o próprio gel de babosa, abrindo as folhas e raspando os géis dentro. Já no rosto, é recomendado utilizar uma máscara, tanto para potencializar o efeito da planta quanto para diminuir certos efeitos negativos, que podem ocorrer devido à sensibilidade da pele do rosto.

Abaixo, conheça uma receita de máscara para o rosto com babosa, que deve ser utilizada para hidratação, clareamento de manchas e também para cicatrização de acnes, feridas, etc.

Máscara Para o Rosto

Você pode preparar em casa uma máscara que ajuda a hidratar, prevenir as espinhas e rejuvenescer a pele. Os ingredientes necessários são:

  • 1 colher (sopa) de gel de babosa
  • 1 colher (sopa) de mel puro
  • 2 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 2 colheres (sopa) de argila verde

Para fazer a máscara, você precisa misturar todos os ingredientes até obter uma pasta. O ideal é usar apenas materiais que não sejam metálicos, pois os metais reagem com a argila. Depois que estiver misturado, aplique uma camada generosa sobre o rosto limpo. Deixe a máscara agir por 1 hora, evitando que ela fique seca ao borrifar áua constantemente. Depois, retire com água fria.

O procedimento pode ser repetido até 2 vezes por semana. A máscara deve ser armazenada na geladeira por até 3 dias em recipiente tampado.