Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Remover Cravos com Cera Caseira?

Os cravos se caracterizam por serem pontinhos pretos que aparecem na pele. Eles também podem ser chamados de comedões, e são o resultado da obstrução dos poros, os folículos pilosos, por queratina e sebo. O rosto é o local mais propício para o aparecimento de cravos, pois, nesta região, esse problema se acentua porque a oleosidade é maior. Com isso, é comum que os poros fiquem obstruídos, devido um acúmulo de gordura. Essa gordura se torna mais rígida e escurecida, como é possível notar quando esprememos o cravo.

Apesar de ser um prática comum, espremer não é a melhor solução. Quando fazemos isso, podemos lesionar a pele, o que favorece inflamações. Os cravos devem ser removidos com cuidado e podem ser prevenidos com esfoliações frequentes e hábitos de limpeza da pele.

Uma das técnicas existentes para a remoção dos cravos é o uso de cera, semelhante a que usamos na depilação. A cera aplicada sobre a pele retira os pontos pretos, ou seja, a gordura que se acumulou nos poros. O resultado é uma limpeza profunda, que pode ser percebida no nariz, queixo, bochechas e outros locais onde os pontos pretos aparecem.

Como preparar a cera?

A receita da cera caseira para retirar os cravos é bem simples e leva apenas ingredientes que a maioria das pessoas têm em casa. O ideal é repetir o processo de limpeza de pele a cada 15 dias para manter os pontos pretos sempre afastados. Veja como fazer a receita e saiba também como deve ser feita a aplicação.

Ingredientes:

  • 1 medida de gelatina em pó sem sabor
  • 1 medida de leite

A medida vai depender do quanto você precisará para sua limpeza. Você pode usar mais ou menos conforme suas necessidades. Para uma limpeza simples, basta 1 colher de sopa. Além dos ingredientes mencionados acima, você também vai precisar de um pincel de aplicação.

Modo de preparo: Comece colocando a gelatina em pó em um recipiente. Depois, coloque a mesma quantidade de leite no recipiente. Mexa bem, e não se assuste caso a mistura endurecer. Continue mexendo até obter uma consistência pastosa.

Saiba como preparar uma máscara para retirar os cravos

Pode-se usar uma máscara de gelatina e leite para retirar os cravos da pele, uma forma muito eficaz de limpeza.

Como aplicar ?

Após atingir o ponto certo da mistura, use um pincel para espalhar a cera na região atingida pelos cravos. A melhor forma de aplicação é com um pincel de maquiagem, que serve para uso na pele. Espalhe criando uma camada fina, e deixe descansar por mais ou menos 15 minutos.

O ideal é observar a aparência da cera. O tempo indicado é o suficiente para a cera endurecer totalmente e secar. Você sentirá a pele repuxando um pouco. Então, puxe como se ela fosse uma máscara. Porém, não é necessário puxar rápido como na depilação, pois pode machucar a pele do rosto, que é muito sensível.

Outras máscaras e tratamentos

Além desta máscara de gelatina e leite, pode-se usar outras, sejam estas industriais, vendidas em farmácias e lojas de produtos de beleza, ou naturais. Também, pode-se realizar esfoliações, que é a forma mais fácil e comum de se retirar os cravos. Os esfoliantes evitam que surjam novos cravos, retiram as células mortas da pele e limpam os poros, os desobstruindo. E, outra vantagem é que eles tornam os poros menores e mais fechados, o que evita que ali surjam outros cravos.

Pode-se utilizar, na esfoliação, café, aveia ou mel. Antes de passar o produto esfoliante na pele, lave-a com água morna e sabão neutro. Depois, passe o esfoliante por 5 minutos, usando movimentos circulares. Caso a sua pele seja muito sensível, não é recomendado que realize este processo.

Também, a clara de ovo é uma boa opção para retirar os cravos de forma natural. E, além disso, ela também mantém a pele hidratada, limpa e fecha os poros que estão excessivamente abertos. Para fazer este preparo, é muito fácil. É preciso apenas usar um ovo, separando a clara da gema. Com um pincel, passe a clara no rosto, deixando-a secar. Após isto, passe outras camadas, até que fique uma película grossa. Deixe por 10 minutos e depois puxe os cantos da máscara que se formou.

Para evitar os cravos, é preciso apenas que o indivíduo tenha um rotina de limpeza de pele regular e saudável. Assim, evita-se que os poros se obstruam. Para as pessoas que possuem pele oleosa, este cuidado é ainda mais imprescindível.