Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Usar o Vinagre de Maçã nos Cabelos Para Reconstrução dos Fios?

Dentro do cronograma capilar, uma das etapas importantes é a reconstrução. Ela é feita com produto que repõem a massa dos fios, que perdemos naturalmente no dia-a-dia ou com o uso de químicos com alisamentos. Juntamente às máscaras de hidratação, pode-se usar certos produtos para potencializar os resultados, como o vinagre de maçã. O vinagre auxilia no fechamento das cutículos após a aplicação do produto adequado.

Poucos ingredientes naturais são tão benéficos para os cabelos quanto o vinagre de maçã. O pH levemente ácido do vinagre age nos fios selando as cutículas abertas. Isso faz com que os fios fiquem mais fortes, brilhantes e, principalmente, sem frizz. Também, o vinagre de maçã auxilia no controle de fungos e bactérias no couro cabeludo, evitando infecções, coceiras, dentre outras questões que podem ocasionar a queda dos fios.

Também, o vinagre de maçã, possuindo vitaminas B, C e o ácido alfa-hidroxi, pode nutrir os fios, atuar como um anti-inflamatório e também realizar a esfoliação do couro cabeludo, tornando o cabelo muito mais saudável. Abaixo, confira como usar o vinagre de maçã nos cabelos para a reconstrução dos fios e também mais sobre o assunto.

Reconstrução com vinagre de maçã

Ingredientes:

  • shampoo reconstrutor ou anti-resíduos
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre de maçã
  • 3 xícaras (chá) de água filtrada
  • máscara reconstrutora
  • condicionador de sua preferência
Aprenda a usar o vinagre de maçã para cuidar dos cabelos danificados

Aprenda a usar o vinagre de maçã para cuidar dos cabelos danificados

Como aplicar:

Para fazer a reconstrução ácida, siga os passos:

  1. Comece lavando bem os cabelos. Se você não tiver um shampoo reconstrutor ou anti-resíduo, use o shampoo comum mesmo. Opte por shampoos que não possuam petrolatos, sódio, dentre outras substâncias maléficas aos fios. O ideal é aplicar o produtos nos fios pelo menos duas vezes, esfregar bem e enxaguar. Vá observando se os cabelos já estão bem limpos. Os fios farão um barulho de atrito quando toda a sujeira tiver saído.
  2. Agora aplique a máscara construtora. Lembre-se que os produtos de reconstrução e hidratação são diferentes. O creme para reconstrução deve conter aminoácidos e queratina.Deixe a máscara agir nos cabelos por pelo menos 15 minutos. Para potencializar o resultado, mantenha os cabelos enrolados em uma touca ou toalha aquecida.
  3. Enxágue o cabelos abundantemente com água até remover todo o produto. Depois de enxaguar bem, passe o condicionar apenas no comprimento, ou seja, uns três dedos abaixo da raiz. Deixe agir por alguns minutos e enxágue novamente.
  4. Seque os cabelos com uma toalha. Em seguida, faça uma mistura com a água e o vinagre e aplique nos fios espalhando bem. Deixe o cabelo secar naturalmente ou enxague, de acordo com as suas preferências.

O vinagre deve ser aplicado depois do condicionador porque ele sela as escamas e cria uma camada de proteção. Se você condicionar depois, pode perder esses benefícios. Esse procedimento deve ser feito a cada 15 dias quando os cabelos estiverem muito danificados. Depois que houver a recuperação, a reconstrução pode ser feita mensalmente. A dica para aproveitar melhor o tratamento é seguir o cronograma capilar, que combina hidratações, umectações e reconstruções para deixar os fios bem cuidados.

Uma ótima dica é, neste processo de reconstrução, também passar nos fios queratina líquida logo antes destes receberem o vinagre de maçã. É importante mencionar que o vinagre possui um odor forte, que pode incomodar certas pessoas. Para evitar este incômodo, pingue algumas gotas de óleo essencial na mistura de vinagre e água. O óleo essencial irá, além de disfarçar o cheiro do vinagre, hidratar os fios.

Ainda, é muito importante diluir o vinagre com água, pois este produto possui ácidos acéticos que podem irritar a pele. Também, é importante que vinagre seja utilizado apenas uma mês por quinzena, pois o uso contínuo pode ocasionar efeitos negativos nos fios.