Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são as Melhores Receitas para Unhas Fracas e Quebradiças?

Muitas pessoas sofrem com as unhas enfraquecidas. E, o primeiro sinal de que as unhas estão fracas são as lascas que ocorrem com grande frequência, mesmo sem impactos. As causas desses problema são variadas, mas devem ser observada com atenção para que o problema seja tratado adequadamente.

Em muitos casos, a fraqueza pode ser causada pelo uso de produtos químicos, como detergente e outros materiais de limpeza. Também é comum que a esmaltação frequente e o uso de acetona e removedores também enfraqueça a unha, deixando-a mais quebradiça.

O problema se torna mais sério se for causa por problemas alimentares, como a carência de algumas vitaminas e minerais. Além disso, as unhas que quebram facilmente podem ser indicativos de doenças mais graves. Por essa razão, o ideal é consultar um dermatologista caso o enfraquecimento não melhore com o uso de receitas caseiras.

Se você notar que as unhas estão lascadas, moles, descamando, com variações de cores ou formas estranhas, a dica é procurar o médico o quanto antes. As receitas que ensinaremos abaixo podem fortalecer a unha, mas se a causa não for tratada, o enfraquecimento voltará a acontecer.

Base Fortalecedora

Uma ótima receita para fortalecer as unhas é a base com alho. O alho é antifúngico e pode acabar com os microrganismos que enfraquecem a unha. Assim, a unha poderá crescer saudável e sem ser prejudicada por fungos.

Ingredientes:

  • 1 vidro de base
  • ½ alho picado
  • 1 cravo da índia

Modo de preparo e aplicação: Coloque os ingredientes dentro do vidrinho e misture com o pincel. Deixe descansar durante um dia antes de plicar sobre as unhas. Use a base por duas semanas, aplicando-a por cima das unas cuidadosamente.

Unhas Fracas

Veja as dicas de cuidado com as suas unhas

Óleo Nutritivo

Os óleos são excelentes para cuidar da unha. Eles as nutrem, tornando-as mais saudáveis e também resistentes. Se você quiser, acrescente algumas gotas de óleo essencial de copaíba para deixar sua base mais eficiente contra a quebra. Outra dica é aplicar uma mistura feita com azeite e óleo de amêndoas, que é a nossa receita.

Ingredientes:

  • 25 ml de azeite de oliva
  • 25 ml de óleo de amêndoas

Modo de preparo e aplicação: Misture os dois ingredientes e aqueça-os em banho-maria. Mergulhe as unhas no óleo morno por 5 minutos. Depois, seque com um paninho. Repita todos os dias da semana à noite.

Limão e Azeite

A combinação de limão e azeite tem vitaminas, antioxidantes e gorduras que ajudam a deixar a unha mais saudável. Por isto, esta mistura é rica em nutrientes e também em substâncias que evitam a quebra das unhas.

Ingredientes:

  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
  • 5 gotas de limão

Modo de preparo e aplicação: Misture os dois ingredientes e aplique sobre as unhas, com a ajuda de um palitinho ou cotonete. Espalhe bem, inclusive nas cutículas, na pele ao redor e embaixo da unha. Deixe agir de um dia para o outro e repita o procedimento durante 7 noites.

Outras dicas

Utilizar apenas as receitas que citamos acima não é o suficiente para que as unhas permaneçam fortes e sem quebrar. Além disso, também é necessário adotar alguns hábitos a fim de evitar que as unhas sejam expostas a substâncias prejudiciais ou se quebrem.

Primeiro, evite utilizar produtos de limpeza que sejam muito agressivos ou contenham substâncias químicas em excesso. Uma boa opção é selecionar os produtos de limpeza naturais, produzidos em casa.

Ademais, sempre lixe as unhas com frequência. Assim, elas crescerão ainda mais fortes, sempre se renovando. Além de lixar as unhas, dedique-se a fazê-las sempre que possível. Muitas pessoas retiram as cutículas achando que elas são prejudicais ou que tornam as unhas menos bonitas. Porém, as cutículas são uma forma de proteção e devem ser mantidas.

Uma questão importante é sempre se lembrar de fazer a unha utilizando instrumentos próprios. Não use alicate ou outros utensílios de outras pessoas, pois isto pode ocasionar a transmissão de fungos, infecções, etc.

Outra recomendação é ter uma alimentação saudável, diversa em nutrientes. Assim, as unhas não ficarão quebradiças devido à falta de nutrientes.