Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer um Sabonete Hidratante Caseiro?

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Ela é super importante para a nossa proteção, pois é responsável pela barreira que temos contra os microrganismos e outras impurezas com as quais entramos em contato diariamente. Se não fosse a nossa pele, todos os nossos órgãos estariam expostos a muitas doenças.

E por ser uma barreira externa, a pele está sujeita ao ressecamento, pois fica exposta ao ar, ao vento, à água, aos produtos de limpeza, sujeira, etc. Para manter a pele sempre bonita e saudável, é preciso cuidar da hidratação. A primeira dica é beber muita água e se alimentar bem, pois a hidratação, principalmente, manifesta-se de dentro para fora. A segunda dica é usar produtos de qualidade para manter a saúde da pele, como bons sabonetes e bons cremes hidratantes.

Felizmente, é possível preparar sabonetes caseiros, que são mais puros e saudáveis, para que seja feita uma hidratação profunda da pele. A receita que ensinamos hoje combina extratos de plantas e manteiga de karité, que agem para promover uma pele mais macia e saudável, evitando rachaduras. Com o passo a passo, você vai fazer esse sabonete caseiro com facilidade e sem gastar muito. A dica é procurar pelo material em casas de produtos naturais e artesanais. Siga as orientações.

Receita Sabonete Hidratante

Ingredientes:

  • 100 g de glicerina branca
  • 3 ml de extrato de babosa
  • 3 ml de extrato de gérmen de trigo
  • 1 colher (de sopa) de manteiga de karité
  • 3 ml de essência de karité
  • 2 gotas de corante

Além dos ingredientes para o preparo do sabonete, você também vai precisar dos seguintes materiais, para auxiliar no processo de preparação:

  • 1 espátula plástica
  • 1 pote de plástico com capacidade para 500 ml
  • molde para sabonetes de PVC ou silicone

    Sabonete Caseiro

    Sabonete Caseiro

Modo de Preparo: Comece picando a glicerina em pequenos pedaços ou rale no ralador grosso, e, em seguida, derreta-a no microondas ou em banho maria. Com a glicerina já derretida, acrescente os extratos de babosa e gérmen de trigo, a manteiga de karité, a essência e o corante.

Misture bem com a espátula plástica até que todos os ingredientes estejam bem incorporados, tornando uma mistura homogênea. Caso você opte por usar o corante, é importante que a cor do seu sabonete fique homogênea. Feito isso, despeje a massa no molde e espere endurecer, desenformando apenas quando os sabonetes estiverem totalmente rígidos. Para armazenar, enrole os sabonetes individualmente em papel filme.

Posologia: A receita caseira pode ser usada diariamente para limpeza do corpo e do rosto. Vale frisar que o sabonete é bastante hidratante e ajuda a recuperar a oleosidade natural da pele. Por isso, é mais indicado para quem tem a pele ressecada e pode aumentar a produção de gordura na derme já oleosa.

Quais os benefícios deste sabonete?

Todos os ingredientes utilizados na fabricação deste sabonete agem para promover uma hidratação profunda e completa da pele. A glicerina, por exemplo, é uma grande aliada à saúde da pele, pois possui propriedades emolientes, lubrificantes, umectantes e hidratantes.

Ainda, este sabonete caseiro também conta com a presença de babosa, manteiga de karité e gérmen de trigo, outros ingredientes que devolvem à nutrição da pele, hidratam, promove a elasticidade e ainda podem contribuir para a cicatrização de feridas.

A karité, anda, previne cicatrizes e manchas na pele, incluindo as provenientes de acne, suaviza rugas e marcas de expressão, além de auxiliar no tratamento de dermatites, psoríase, estrias, queimaduras, arranhões, etc. Ou seja, este sabonete, além de hidratante, também possui propriedades medicinais.

Você pode fazer sabonetes caseiros para vender a aumentar a sua renda. Nesse caso, você pode usar formas diferentes e criativas e cores mais vibrantes para chamar a atenção. Capriche também na embalagem. Você pode colocar em caixinhas ou pequenos saquinhos decorados.