Benefícios da Cebola
Acredita-se que a cebola começou a ser utilizada para fins medicinais há milhares de anos. Os gregos criam que o vegetal melhorava a circulação sanguínea. De acordo com alguns relatos, os gladiadores romanos esfregavam a cebola sobre o corpo antes de uma luta para evitar infecções. Mas será que os nossos antepassados estavam certos?
Propriedades Medicinais da Cebola
Os pesquisadores da atualidade vêm investigando esse potencial curativo da cebola. De um modo geral, os resultados obtidos com essas pesquisas são bem positivos. O vegetal de sabor marcante possui diversos nutrientes benéficos para o nosso corpo. Ele contém vitaminas B, C, E e K, ferro, sódio, potássio, zinco, fibras e carboidratos. Essas substâncias são essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de contribuírem para a prevenção de várias doenças.
Prevenção de Doenças
Você já deve ter ouvido falar que a cebola combate as doenças do coração, mas seus benefícios não param por aí. O consumo da cebola pelo menos 2 vezes por semana se mostrou eficaz na redução da incidência de alguns tipos de câncer. Os estudos mostram ainda que o vegetal tem ação antibacteriana e anti-inflamatória. Veja outros benefícios da cebola:
- Reduz os níveis de glicose no sangue;
- Auxilia no controle da pressão arterial;
- Regula o colesterol;
- Previne a arteriosclerose;
- Dificulta o aparecimento de doenças cardíacas;
- Ameniza os sintomas da gripe e do resfriado;
- Combate a dor de garganta e algumas doenças respiratórias.
Como Utilizar
Na alimentação, o ideal é usar a cebola crua para preservar todas as suas propriedades ativas. O vegetal pode ser incluído em saladas, patês, molhos e refogados. A cebola também compõe vários medicamentos caseiros, como sucos, pomadas e xaropes. Abaixo listamos algumas receitas já ensinadas aqui no Receita Natural: