Benefícios da Rúcula
A rúcula é muito saborosa, apesar de incomodar algumas pessoas por causa do gosto um pouco amargo. Ela também é fonte de minerais e vitaminas importantes, além de ter baixo valor calórico e atuar de forma benéfica em nosso organismo de diferentes modos. Também conhecida como mostarda persa, a hortaliça é muito recomendada a quem quer ter uma boa alimentação ou mesmo perder peso de modo saudável.
Nutrientes e Benefícios
Os nutrientes contidos na rúcula são os grandes responsáveis pelos benefícios trazidos por ela. Dentre as vitaminas, encontramos a B6, E e K, que são fundamentais para o processo de cicatrização, produção de hemoglobinas no sangue, metabolização de gorduras e absorção das proteínas. As folhas e os talos também contêm magnésio, ferro, ácido fólico e boa quantidade de fibras, ajudando assim, no trânsito intestinal. Alguns desses componentes têm função antioxidante, ou seja, combatem os radicais livres e previnem diversos tipos de doenças. O consumo constante da rúcula é indicado para:

Rúcula
- diabetes
- obesidade
- colesterol alto
- anemia
- hemorragias
A folhinha picante também é recomendada a pessoas que estão em dieta de emagrecimento ou que fazem exercício físicos com regularidade.
Como Consumir
A melhor forma de consumir a rúcula é crua. Quanto mais frescas as folhas estiverem, ainda melhor. E se for comprar na feira ou no supermercado, prefira as versões orgânicas. Algumas pessoas costumam refogar as folhas, o que não é bom, pois faz com que elas percam boa parte das propriedades benéficas mencionadas acima. Além das folhas, é importante consumir também os talos, que devem ser lavado em água corrente e colocados de molho (juntamente com as folhas) em água com bicarbonato. Nas saladas, o ideal é temperar a rúcula apenas com azeite e algumas gotas de limão. A hortaliça ainda vai muito bem em sanduíches naturais, como forma de acrescentar nutrientes ao lanche. Vale a pena incluir a rúcula na alimentação pelo menos 3 vezes por semana e variar com outras folhas.