Benefícios das Nozes
As nozes são bem comuns nas festas de final de ano. Mas os brasileiros, de um modo geral, não têm o hábito de comer esse alimento nos outros meses do ano. Os nutricionistas alertam para os benefícios das nozes para a saúde. Elas são ricas em minerais essenciais, como o potássio e o magnésio, além de conterem vitaminas A, C e E. Outra vantagem são as gorduras boas, que protegem o organismo contra as doenças cardiovasculares.
Propriedades Funcionais
A lista de benefícios trazidos pelas nozes é bem vasta:
- Elas são fonte de fibras e, por isso, contribuem para o funcionamento do intestino;
- As nozes também contêm substâncias antioxidantes, que combatem os radicais livres e aumentam as defesas do corpo;
- As vitaminas encontradas nas nozes participam da formação de tecidos e glóbulos vermelhos;
- Facilita o emagrecimento pois aumenta a sensação de saciedade e estimula o gasto calórico;
- As sementes ainda auxiliam no controle do colesterol alto, hipertensão e diabetes.
Coração Protegido
As grandes responsáveis pelos benefícios das nozes para o coração são as gorduras não saturadas: ômega 3 ômega 6. Elas são conhecidas como protetoras cardiovasculares, pois dificultam o aparecimento de problemas cardíacos. Essas gorduram também reduzem os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim no sangue. Estudos apontam ainda que o ômega 3 e o ômega 6 estão associados à prevenção da depressão e estimulam o funcionamento do cérebro.
Quantidade Recomendada
As nozes são bem gostosas, mas não podem ser consumidas com exagero. Os nutricionistas recomendam a ingestão de cinco ou seis nozes por dia. E nada de caprichar no sal. O ideal é comer as oleaginosas ao natural ou como ingrediente de bolos, biscoitos e vitaminas. Uma dica bem legal é preparar um mix com castanhas, nozes, pistache e amêndoas para comer na hora do lanche ou servir como petisco. A receita é bem saborosa e saudável!