Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são os Benefícios do Açúcar Mascavo?

Você já deve ter ouvido que o açúcar mascavo é menos prejudicial que o açúcar cristal. Isso acontece porque o durante os processos de branqueamento e refinamento do açúcar comum, os nutrientes contidos na cana são quase todos eliminados e também podem ser adicionados produtos químicos para deixá-lo com a aparência desejada. O mascavo não passa pelo refinamento e, por isso, preserva as vitaminas e minerais originais.

É por essa razão que ele traz mais benefícios para a saúde, o que não significa que ele não engorde ou possa ser comido livremente por diabéticos. Na verdade, ele pode causar os mesmos danos à saúde que o açúcar cristal. Tendo a grande parte de suas moléculas sendo compostas por glicose e frutose, o açúcar, mesmo o mascavo, desencadeia uma série de problemas para todo tipo de pessoa. Mesmo que não possam ser sentidos de imediato, ao longo dos anos, poderá acarretar grandes prejuízos. Porém, sem dúvidas, o açúcar mascavo é mais benéfico do que o açúcar cristal, comum. Confira alguns destes benefícios abaixo.

Benefícios do Açúcar Mascavo

O açúcar mascavo não contém químicos usados para clarear o açúcar que podem intoxicar nosso organismo e induzir certas doenças e é fonte de minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, diferente do açúcar processado. Ademais, tem o mesmo potencial adoçante do açúcar comum, podendo ser utilizado na mesma proporção e ainda preserva a maior parte dos nutrientes presentes na cana-de-açúcar.

Como mencionado, o açúcar refinado branco passa por um processo de refinamento, que tira grande parte dos seus nutrientes. E, após passar por este processo, o açúcar recebe muitos aditivos químicos, que são responsáveis pelo branqueamento. Desta forma, como o açúcar mascavo não passa por estes processos, ele não possui aditivos ou mesmo perde nutrientes.

Ainda, o açúcar mascavo é menos calórico do que o normal, mesmo que ligeiramente. E, também, o mascavo possui antioxidantes, que protegem as células dos corpo dos radicais livres. Logo, isto previne o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de certas doenças.

Açúcar Mascavo

Açúcar Mascavo Pode Ser Consumido Por Diabéticos?

O consumo de açúcar por diabéticos deve ser limitado por causa dos riscos de elevação da glicose. A recomendação de ingestão do alimento depende muito dos resultados de exames e da capacidade do indivíduo de produzir insulina. Por isso, alguns pacientes podem consumir pequenas quantidades de açúcar e outros devem evitá-lo ao máximo.

Os níveis de carboidratos e sacarose do açúcar mascavo e do açúcar branco são quase iguais. Por isso, não há diferença quanto à indicação de consumo dos dois tipos de açúcar para pessoas com diabetes. Se o médico autorizou a ingestão de pequenas quantidades, é possível optar pelo mascavo ou o cristal, porém lembrando que o açúcar mascavo traz mais nutrientes para o organismo.

Circulam informações de que o açúcar mascavo elevaria a glicose mais rapidamente, porém não encontramos estudos que comprovem essa afirmação.

Açúcar Mascavo Engorda?

O açúcar mascavo engorda tanto quanto o açúcar cristal. Mais uma vez, a diferença está na quantidade de nutrientes que cada um possui e na forma de produção ou extração a partir da cana. No fim, se você vai ingerir calorias durante a dieta, é melhor que elas tenham qualidade nutritiva. Por isso, o açúcar mascavo é uma opção mais saudável.

A dica para quem quer perder peso é tentar diminuir a quantidade de açúcar consumida diariamente e, se possível, optar pelo mascavo para preparar bolos, pães e outras receitas que não ficam bem sem açúcar. Esforce-se para tomar chás ou café sem adicionar açúcar: poderá apreciar melhor o sabor dos alimentos.

Muitos nutricionistas defendem que o uso de adoçantes só deve ser feito por diabéticos e em pequenas quantidades. Mesmo nas dietas de perda de peso, é melhor fugir desses produtos artificiais que também podem trazer danos a seu organismo.

Quanto Custa e Como Comprar?

O custo do açúcar mascavo varia muito do fabricante. Apesar de ser um produto mais simples de processar, a indústria cobra mais caro por ele que pelo açúcar branco.

O pacote com 1 kg pode custar entre R$4 e R$15. Hoje em dia, é bem fácil encontrar o produto nos supermercados porque marcas tradicionais disponibilizam o mascavo como alternativo ao açúcar cristal. Na hora de comprar, vale a pena ler o rótulo para saber sobre os nutrientes contidos.