Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são os Benefícios do Alecrim?

O alecrim (Rosmarinus officinalis) é uma planta originária da região do Mar Mediterrâneo. O nome rosmarinus vem do latim, e quer dizer “rosa do mar”. Para os romanos, o alecrim representava o amor e a morte, e, por isso, usavam a planta como amuleto de sorte. A igreja católica também acreditava nos poderes da erva, utilizando-a como incenso em seus rituais.

Ainda hoje, muitos acreditam que o alecrim é capaz de afastar o “mau olhado”, colocando a planta na entrada de casa. Mas para além das crenças, o alecrim é bastante utilizado na culinária, principalmente no preparo de carnes e peixes. O sabor marcante da erva torna os pratos mais saborosos e aromáticos.

Ademais, o alecrim também possui diversas propriedades medicinais, sendo utilizado para tratar e até mesmo prevenir doenças, como as infecções respiratórias. Também, reduz o cansaço, sintomas da depressão, reumatismo, má circulação, dentre diversas outras questões. Assim, para conhecer um pouco mais sobre esta planta, confira todas as propriedades medicinais do alecrim abaixo.

Propriedades Medicinais do Alecrim

Além do alecrim ser usado na culinária, a medicina popular também utiliza a planta há muito tempo, no tratamento de diversas enfermidades. Acredita-se que a erva fortifica o sistema nervoso, melhora a circulação sanguínea, combate as doenças respiratórias, reduz os sintomas do reumatismo, dentre outros benefícios. Por isso, o consumo da erva é indicado em casos de reumatismo, depressão, cansaço, má circulação, gases intestinais, insônia, dores de cabeça, cólicas menstruais e feridas que precisam ser cicatrizadas.

Ainda,o alecrim atua como anti-inflamatório, relaxante muscular, fortificante, cicatrizante, antisséptico e bactericida. Outra boa notícia é que a erva possui grandes quantidades de substâncias antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento das células e eliminar toxinas de nosso organismo.

Alecrim

Propriedades Medicinais e Benefícios do Alecrim 

Também, o alecrim é rico em potássio, cálcio, sódio, magnésio e fósforo, motivo pelo qual a planta apresenta alto poder diurético, sudorífero e digestivo. Por isto, esta planta estimula o emagrecimento e auxilia na limpeza do fígado. E, outra propriedade medicinal muito útil é a amenização dos sintomas da menstruação, como cólica, inchaço, etc.

O chá de alecrim é indicado pela ANVISA para o tratamento de problemas digestivos, como a dispepsia. No caso das cólicas, o ideal é tomar o xarope de alecrim com camomila, para aliviar as dores durante o período menstrual. Quem está se sentindo cansado e indisposto, deve tomar o chá revigorante, preparado com a erva. Como foi dito, o alecrim também pode ser usado no tratamento da ansiedade e outros problemas relacionados com a depressão. Para aliviar as dores reumáticas, a recomendação é esfregar o óleo do alecrim nas regiões doloridas ou recorrer aos banhos feitos com a erva.

O alecrim é bom para a memória e previne o mal de Alzheimer; por isso ele é muitas vezes chamado de erva da mente. Uma pesquisa mostrou que ele propriedades neuro protetoras. Esta mesma pesquisa notou melhora significativa no humor através do alecrim, como já falamos aqui em outros momentos, o alecrim é ótimo para problemas de depressão e por isso está presente no chá da alegria.

De encontro a esta lógica de que o alecrim é bom para a mente e para o humor, temos que o alecrim é bom para enxaqueca. Neste caso, faça uma infusão com a erva e coloque numa bacia, e faça a inalação. A inalação com alecrim ainda ajuda a melhorar a congestão nasal,infecções e alergias. Se você tiver o óleo essencial de alecrim faça uma massagem com ele nas têmporas que também ajuda a melhorar a dor de cabeça.

O alecrim é diurético, ele melhora a função renal, e reduz inchaços causados pela retenção de líquidos. Para plantar alecrim em casa temos esta indicação aqui.