Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são os Benefícios do Funcho para a Saúde?

O funcho, cujo nome cientifico é Foeniculum vulgare, tem sido popularmente chamado de erva-doce aqui no Brasil. Trata-se de uma planta medicinal, pertencente à família Apiaceae, também conhecida como fiolho, hinojo (espanhol), carosella, finocchio, fennel (inglês), dentre outros nomes. É um tipo de erva aromática e saborosa, que, além de ser amplamente usado na culinária, também possui propriedades medicinais.

Em nosso país, a planta é uma das ervas mais utilizadas medicinalmente. Ela serve para preparar chás e outros remédios caseiros e também está presente na indústria cosmética, onde encontramos vários produtos com essência de erva doce, tais como cremes, sabonetes, shampoos e condicionadores.

Com relação às propriedades medicinais, o funcho/erva-doce tem açã antiespasmódica, anti-inflamatória, antimicrobiana, expectorante, diurética, depurativa, anticancerígena e antioxidante. Além disso, é rico em fibra, vitamina C, proteínas, gorduras, estimula a digestão, aumenta o leite materno, combate diarreias, apresenta efeitos diuréticos e combate a tosse. Confira abaixo todos estes benefícios detalhadamente e entenda mais sobre.

Principais Benefícios da Erva Doce

O chá de funcho é uma das principais formas para ser usadas a erva, e é muito eficiente para os bebês que acabaram de deixar a amamentação materna, ele alivia enjoo, cólicas, gases e ajuda na digestão. Já para as mamães, o chá aumenta a produção de leite. A Foeniculum vulgare é uma planta que mede até 2,5 m e que pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e também em farmácias de manipulação em forma de flores e folhas secas já prontas para o preparo da infusão.

Conheça as principais propriedades do funcho

Conheça as principais propriedades do funcho/erva doce

Se for mastigada, a semente do funcho pode ajudar a acabar com o mau hálito. A planta tem ação bactericida e anti-inflamatória, combatendo os microrganismos que causam o mau hálito e os problemas de gengiva. Também, o funcho ajuda a combater a ânsia de vômito, o que pode ser vantajoso para grávidas, na primeiras semanas, e também para outras pessoas que possuem este tipo de sintoma.

Um dos maiores benefícios do funcho é a sua atuação no sistema digestivo. Ele é capaz de combater problemas como indigestão, gases intestinais, distensão abdominal, flatulência, cólicas, constipação, azia, síndrome do intestino irritável. Ele também ajuda a reconstruir o sistema digestivo depois de tratamentos muito agressivos como a radioterapia e a quimioterapia.

O funcho atua ainda no combate a obesidade. A erva é um inibidor natural de apetite, além de ser diurético e atua na queima de gorduras. Por isso, pode ser usado nas dietas de emagrecimento. A planta favorece a eliminação de toxinas cancerígenas. Um estudo recente, feito pela Universidade do Texas, descobriu que a erva contém uma substância que pode impedir o desenvolvimento das células cancerígenas que atingem a mama.

O funcho consumido constantemente previne problemas cardíacos, pois, como é rico em potássio, ajuda a diminuir a pressão arterial. A erva é ainda fonte de fibras, que previnem e ajudam no controle do colesterol. Ela contém alto teor vitamina C, que tem ação antioxidante e previne as doenças cardíacas inibindo a atividade dos radicais livres.

Para as pessoas que sempre possuem muita cólica durante o período menstrual, o funcho também é uma ótima opção. Preparando uma infusão, pode-se aliviar estas cólicas, de forma mais natural do que ingerindo remédios.

Como preparar o chá de funcho?

A maioria das propriedades medicinais do funcho podem ser obtidas por meio do chá. Por isto, iremos mostrar como deve-se preparar esta infusão, para aproveitar todos os benefícios oferecidos por ela.

Ingredientes:

  • 1 colher de sementes de funcho
  • Uma xícara de água fervente

Modo de preparo: Coloque 1 colher de sementes de funcho na água fervente. Depois, tampe o recipiente e deixe a infusão ficar morna, durante cerca de 15 minutos. Coe a infusão e beba, a seguir. Tome de 2 a 3 xícaras deste chá ao dia, para sentir os efeitos do funcho.