Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Quais são as Benefícios do Gengibre?

O gengibre, ginger em inglês, e com o nome científico Zingiber officinale, tem cada vez mais ganhado notoriedade e fama! Antes ele só era lembrando na época de frio, para o preparo de quentão das festas juninas ou quando íamos ao restaurante japonês e víamos ele lá, junto com os condimentos, ou mesmo no preparo da comida japonesa.

Mas hoje ele ganha destaque em feiras e supermercados. Isso se dá pelo fato do gengibre ser um alimento funcional e termogênico poderoso.

O chá preparado com ele tem sabor picante e também é bastante usado no tratamento das gripes e resfriados, além de ser conhecido por aquecer o corpo no inverno. Mas os benefícios do gengibre para a saúde não param por aí. No oriente, seus usos medicinais são populares desde a antiguidade. Atualmente, existem mais de duzentos trabalhos científicos registrados sobre os benefícios do gengibre.

A Planta

Muitas pessoas dizem “raiz de gengibre” referindo-se ao próprio gengibre, pensando que se trata de raiz. Mas na verdade ele é um rizoma, assim como a beterraba e a batata, são tubérculos. As raízes ficam ainda mais abaixo desta parte. É uma planta que tem grande durabilidade e pode crescer e ficar bem alta atingindo até mais de um metro de altura. Suas folhas saem enroladas do tubérculo, como fossem espigas e vão se abrindo. E dá flores amarelas. Você pode ter ele em casa em sua própria horta. Veja como plantar o gengibre em casa.

Além dos benefícios que ainda iremos citar, o gengibre é rico em cobre, magnésio e fonte de vitaminas como as do complexo B (vitamina B3 e B6) e potássio; além de vitamina A, selênio e zinco. É considerado antioxidante e anti-inflamatório e antisséptico.

Lembrando sempre que alimentos antioxidantes são excelentes no combate aos radicais livres, melhorando o sistema imunológico e prevenindo gripes e resfriados.

Benefícios para a Saúde

O gengibre tem inúmeros benefícios para a saúde. Suas propriedades medicinais variam do fato de ser alívio da gripe ao tratamento de câncer de cólon.

Um bom uso do gengibre é para alívio de náuseas. Sabe aquele mal estar causado por viagens longas, sobretudo nas crianças? O gengibre pode ser a melhor solução. Estudos revelam que a raiz é mais eficiente no controle da náusea que o “Dramin” – medicamento indicado para esses casos. Ele também ajuda a reduzir o enjoo durante a gravidez ou em casos de enxaqueca.

Gengibre

Para que serve o gengibre?

Outras pesquisas revelam que o gengibre tem efeitos benéficos em pessoas com artrite ou dores musculares. Ao serem medicados com gengibre, idosos observaram a redução do inchaço e da dor nas regiões atingidas pela artrite. Isso porque as substâncias contidas na raiz estimulam a circulação no local e combatem a rigidez muscular.

As dores musculares causadas pelos exercícios físicos na academia também são aliviadas pelo gengibre, uma vez que ele é anti-inflamatório. E o uso dele já previne estas dores.

Para quem trabalha com a voz, como cantores e professores, por exemplo, o gengibre é indicado para tratar doenças da garganta. O uso de balas ou mesmo xaropes caseiros é indicado. Colocar um pedacinho de gengibre dentro de um pedacinho de pano, e mastigá-lo pode substituir a balinha.

O sabor picante e a sensação de calor que ele dá é justamente efeito desta característica termogênica do gengibre e por acelerar o metabolismo e favorecer a circulação sanguínea, ele é indicado também para combater a celulite e flacidez.

A pele e o cabelo também ficam mais irrigados, assim ficam  mais bonitos e saudáveis. Além de prevenir o envelhecimento precoce.

Ainda dentro desta capacidade de aumentar a circulação e o calor do corpo, o gengibre é indicado para a melhora do desempenho sexual pois irriga os órgãos, favorecendo a ereção masculina e a libido feminina. E de modo geral é um ótimo aliado na melhora do humor e da disposição, pois dá energia e é revigorante.

Contraindicações

Agora que a gente já sabe que o gengibre basicamente aumenta a temperatura corporal e ativa a circulação sanguínea, não é difícil imaginar que é ele é contra-indicado para quem tem pressão alta.

A hipertensão arterial seria ainda mais atingida no uso destes alimentos.

Outro grupo de pessoas que não devem fazer uso do gengibre são os que tem problemas de estômago. Ou seja, o gengibre é proibido para pessoas com gastrite ou úlcera.

Como usar?

Existem várias receitas para usar o gengibre. Você pode simplesmente descascar e ralá-lo e usar junto do alho e da cebola no preparo das suas comidas salgadas.

A quantidade ideal para consumo vai variar, o importante é lembrar sempre que o sabor dele é muito forte e picante. Então um pedaço pequeno cerca de dois centímetros é quase sempre suficiente para ser usado em um prato. E até mesmo para quem não tem história prévia de problemas estomacais, ele deve ser usado moderadamente para não irritar a parede do estômago.

Uma infusão preparada com o gengibre é uma ótima forma de aproveitar os benefícios acima mencionados. Para potencializar o efeito termogênico, o ideal é fazer o chá com canela e gengibre. Outra possibilidade de consumo é o gengibre em pó, que pode ser acrescentado a diversas receitas, bem como o gengibre em conserva.

Ele também vai muito bem nas receitas de sucos naturais. Principalmente na limonada. Pois o limão também tem características termogênicas e diuréticas.