Para Que Serve a Cafeína Anidra?
Todo mundo já ouviu falar da cafeína, mas você conhece a cafeína anidra? Quimicamente ela é mais conhecida como metilxantina. A substância age como um estimulante do sistema nervoso central. Por isso, quem consome a cafeína anidra tem mais disposição para a realização de exercícios físicos.
Atualmente, a cafeína anidra é comercializada em farmácias e lojas de suplementos. Ela também compões os produtos termogênicos vendidos para quem quer melhorar o desempenho de atividades físicas. Por estimular o funcionamento metabólico, a cafeína acelera o consumo energético e pode ajudar no emagrecimento.
Benefícios da Cafeína Anidra
Vários estudos apontam para os benefícios da cafeína anidra para atletas. Segundo pesquisas, a substância é capaz de:
- aumentar a atividade cerebral;
- estimular o estado de alerta;
- elevar a amplitude do movimento respiratório;
- melhorar a performance dos músculos;
- contribuir para a maior oxidação de lipídios (gorduras).
Um estudo feito na Unicamp mostrou como o consumo da cafeína anidra pode melhorar o desempenho físico de ciclistas. A pesquisa foi feita pelo profissional de Educação Física Leandro Ricardo Altimari, sob orientação do Professor Antonio Carlos de Moraes.
Para o estudo, 12 ciclistas com idade média de 27 anos ingeriram 6 mg para cada quilo de peso corporal de cafeína anidra. Após a análise, o pesquisador concluir que o índice de fadiga muscular. Altimari também observou que a cafeína mascara a percepção do esforço durante as atividades, fazendo com o exercício pareça mais fácil.
Cafeína Anidra Emagrece?
Não existem estudos que possam comprovar a eficiência do consumo da cafeína anidra para as dietas de emagrecimento. O mais provável é que o efeito estimulante acrescido da aceleração no metabolismo possa sim facilitar o processo de perda de peso por quem está de dieta. No entanto, não é possível afirmar com certeza quais são as doses e recomendações de consumo para esse fim. Se você precisa emagrecer, converse com um médico ou nutricionista sobre a possibilidade de consumir a cafeína anidra como um complemento.
Dosagem e Contraindicações
A cafeína anidra foi considerada como dopping até 2004, mas hoje está liberada para o consumo entre atletas. Segundo a Resolução da Anvisa, os suplementos à cafeína anidra devem conter entre 210 mg e 420 mg da substância por porção.
O consumo excessivo de cafeína anidra pode causar problemas com taquicardia, insônia, enjoo, ansiedade e irritação. A indicação saudável depende de cada organismo e da massa corpórea. Por isso, é fundamental procurar um especialista. O ideal é seguir as orientações do médico para evitar esses sintomas.