Quais os Benefícios do Chá de Camomila? Veja como fazer
No universo das plantas medicinais, a camomila figura, certamente, entre as mais conhecidas e utilizadas pela população. Essa planta, cientificamente chamada de Matricaria recutita, provavelmente se originou na Europa e na América do Norte antes de se espalhar pelo mundo. Por ter flores bem chamativas, o primeiro uso foi o ornamental, mas logo descobriu-se que a camomila também poderia ser usada na culinária, na cosmética e na medicina popular.
O chá preparado com as folhas e flores da camomila é bastante indicado para amenizar a ansiedade e o nervosismo. Ele também funciona como digestivo, é analgésico e tem ação anti-inflamatória. Por isso, os usos terapêuticos são diversos, como veremos a seguir. Devido a esta infinidade de usos, muitas pessoas começaram a realmente usar e popularizarem a camomila, que também é um chá com um sabor delicioso e fácil de ser consumido até mesmo pelos que não são tão acostumados a tomarem chás.
Desta forma, caso deseje um chá delicioso e com diversos benefícios, confira abaixo como fazer um chá de camomila e também quais são os benefícios.
Como fazer o Chá de Camomila?
Agora que você já conhece os principais benefícios da camomila, é hora de aprender a fazer o chá em casa com esta receita simples. O ideal, é usar a erva pura, adquirida em casas de ervas de confiança (mas em último caso, se não tiver acesso, utilize os sachês vendidos em supermercados seguindo as instruções da embalagem). O modo de preparo deve ser seguido cuidadosamente para evitar efeitos colaterais. Os ingredientes são:
- 1 xícara (café) de flores e folhas de camomila
- meio litro de água
Leve a água para ferver em um chaleira. Assim que começar a levantar fervura, desligue o fogo e acrescente a erva seca. Abafe a chaleira ou panela e deixe em infusão por 15 minutos. Depois desse tempo coe e tome em pequenas porções. A posologia é de 2 a 3 xícaras do chá por dia.
Benefícios: Pra que serve o chá?
Calmante Natural: O efeito calmante e levemente sedativo da camomila é excelente para tratar casos de ansiedade, estresse, depressão moderada e insônia. Quem sofre com esses problemas pode tomar algumas xícaras do chá no decorrer do dia para manter a tranquilidade e ter ainda uma boa noite de sono.
Analgésico: A camomila também tem ação analgésica, aliviando dores de diversos tipos. No caso da dor muscular causada por tensão, ela age duplamente combatendo o incômodo físico e também a ansiedade causadora do problema. Dores de cabeça, inclusive as enxaquecas, e alguns tipos de inflamação costumam ser atenuados com o uso do chá.
Cólica e TPM: Mulheres que sofrem com a cólica menstrual devem apostar no tratamento com chá de camomila pouco antes da menstruação. O efeito analgésico da camomila inibe a dor típica da período. Além disso, a ansiedade e agitação da TPM são facilmente combatidos pela ação calmante da erva.
Emagrecimento: Assim como muitos outros chás, o chá de camomila pode ser usado nos processos de perda de peso. O principal efeito da erva nesse caso, é combater a ansiedade, que pode levar ao consumo exagerado de alimentos calóricos. Por ser digestiva, ela também contribui para o melhor aproveitamento dos nutrientes durante a digestão, trazendo mais benefícios para a dieta.
Contraindicações
Como em todo chá, o uso excessivo do chá de camomila pode causar efeitos opostos aos esperados. Com exageros, a infusão costuma causar insônia, dores de cabeça, náusea e nervosismo. Existem também relatos de alteração na libido devido ao consumo do chá.
Sempre procure um especialista para avaliar seu caso e informe seu médico do consumo rotineiro da camomila.