Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Chá de Alho para Pressão Arterial Alta?

A pressão arterial alta, também conhecida com hipertensão arterial, atinge uma boa parcela da população. Esta doença pode ser ocasionada por diversos motivos, como sedentarismo, tabagismo, estresse, consumo excessivo de sódio, dieta mal balanceada, etc. Mas, felizmente, além dos medicamentos controlados que devem sempre ser tomados rigorosamente conforme orientação médica, uma dieta mais saudáveis pode auxiliar a eliminar os sintomas da hipertensão e também a diminuir as suas consequências.

Em particular, o alho que utilizamos em temperos pode desempenhar um papel importante no combate à pressão arterial alta e vários outros males. E, estes benefícios podem ser obtidos tanto o seu consumo diário quanto na forma do chá de alho, que veremos abaixo.

Receita Chá de Alho

Ingredientes:

  • Um dente de alho
  • Uma xícara de chá de água

Modo de Preparo: Descasque o dente de alho e amasse-o. Para isto, pode ser utilizado a ponta de uma colher, por exemplo, ou então o próprio utensilio de cozinha para amassar o alho. Então, leve ao fogo para ferver por três minutos. Espere até que fique morno e coe.

Esta receita é a medida de uma xícara. Beba-a para combater a pressão arterial alta uma vez a cada doze horas. É importante evitar tomar este chá em caso de amamentação e em problemas de estômago, como queimação e azia.

Conheça os benefícios do chá de alho.

O chá de alho é benéfico para hipertensão, diminuindo a viscosidade do sangue.

Informações Adicionais

O benefício do alho para a pressão alta vem da alicina, uma substância presente no alho que faz com que o sangue fique mais fina, melhorando a viscosidade do sangue, dilatando as artérias e possuindo ação antioxidante, ou seja, é bom também para evitar trombose. E, o alho é indicado para a pressão alta pois estimula a produção de ácido nítrico e sulfureto de hidrogênio que relaxam os vasos sanguíneos.

A alicina é justamente o princípio ativo que faz com que o alho tenha aquele aroma característico. Além de ter efeitos contra a pressão alta, o alho ainda tem propriedades anti-inflamatória e melhora o colesterol ruim e o triglicérides.

O ideal é que a alicina seja isolada em comprimidos, para que ao menos 1,8 gramas de alicina (30 dentes de alho) seja consumida em cada dose. A vantagem dos comprimidos é que o mal hálito é evitado. Uma dica para consumir alho sem que fique com o cheiro forte depois na boca é engolir dentes de alho descascados, inteiro, como se fosse uma cápsula, junto com um copo de leite.

Uma das melhores formas de consumir o alho é ele inteiro, porém seco.  Ao cozinhar o alho as propriedades diminuem. Estes benefícios do alho para a pressão alta foram investigadas em pesquisa e foi realmente constatado queda de 10% da pressão em 12 semanas de tratamento. Os efeitos foram conquistados com o alho seco. Um comparativo feito com o óleo de alho não obteve o mesmo resultado.

A pressão arterial alta é um fator de risco para outras doenças mais sérias como infartes, derrame, insuficiência renal e outras doenças do coração. Portanto, é muito importante o cuidado e atenção com os níveis da pressão.

Se você faz uso de medicação controlada para hipertensão, continue tomando seus remédios e associe o uso do alho de maneira terapêutica, e conte seu médico. Se você conquistar os efeitos pretendidos, é provável que ele vai reduzir a sua medicação, mas apenas o seu médico pode alterar a dose do seu remédio.

É recomendado utilizar não só o chá de alho, mas também o próprio alimento no preparo das comidas. Use-o no momento de cozinhar arroz, feijão, legumes, verduras refogadas, etc. Também, é válido utilizar o azeite com alho para aumentar ainda mais o consumo deste alimento.

Ainda, também pode-se utilizar chás de erva-cidreira, embaúba, camomila, etc. E outros alimentos que podem auxiliar no tratamento da hipertensão são o mel, batata inglesa e o pepino.