Chá de Losna
A losna tem um sabor amargo e serve como complemento para tratamento de vermes e também ajuda a baixar a febre. Tem folhas amarelas e e folhas aromáticas. As partes utilizadas dessa planta são as folhas e parte superior das flores onde são extraídos o chá, tintura, extrato fluído ou compressa.
A losna tem ação anti-inflamatória, vermífuga, tônica, estimula o útero o fígado e o sistema imunológico trabalharem melhor. Ela é boa para o útero porque promove a contração uterina, facilitando a menstruação em caso de atraso. Melhora as defesas do organismo por trazer saúde ao sistema imunológico como mencionado acima.
Limpa e desintoxica o fígado, aumenta o apetite, combate acidez estomacal e azia. Também combate náuseas, vômito, flatulência. Quando ingerida em jejum, combate intoxicação alimentar por sua ação antibiótica. É excelente para ajudar no tratamento de depressão, estresse, ansiedade e esgotamento no sistema nervoso, pois atua com eficácia estimulando o cérebro.
Seu efeito anti-inflamatório alivia artrites e artroses. É usada também em forma tópica (externamente) para combater piolhos e pulgas. Cura micoses da pele e dermatite em bebês e crianças por uso de fralda. É usada no tratamento de queda de cabelo, furúnculo, pé-de-atleta, contusões e entorses.
A losna ajuda a promover saúde para circulação sanguínea, combate a anemia, cólicas intestinais, mal hálito e prisão de ventre. É usada para no tratamento de transtornos alimentares como a anorexia. Estudos feitos recentemente mostraram que a losna combate as células cancerígenas.
Chá de Losna ou Absinto

A losna é um poderoso remédio natural que combate várias doenças
Continuando as receitas para curar gastrites, vamos hoje com um chá a base de losna, ou chá de absinto (a planta é conhecida pelos dois nomes). Além deste beneficio, em pequenas quantidades, a erva auxilia ainda males no fígado, favorece a menstruação e tem ação vermífuga. Este chá pode ser muito útil para facilitar a digestão e atuar como tônico e anti séptico de uso externo. Você vai precisar de:
- Uma xícara de chá de água
- Um colher de sobremesa de folhas de losna picadas.
Modo de Preparo: Depois de ferver a água adicione a losna e deixe abafado até amornar. Tome de meia xícara meia hora antes do almoço e outra antes do jantar.
Cuidados: Não tomar em excesso. Pode-se causar paralisias ou sufocação.A losna é tóxica e seu consumo em excesso podem provocar úlceras gástricas e irritações intestinais.
Também causa diarreia, vômitos, dores de cabeça, convulsões, cansaço, diminui os batimentos cardíaca e baixa a pressão arterial. A losna é utilizada para fazer o absinto, uma bebida muito apreciada na antiguidade. Mas foi proibida em 1915 pois era alegaram que o absinto, estimulava a loucura, violência e criminalidade
Benefícios estudados da Losna
Durante os estudos, foi extraída da losna uma substância chamada artemisina e foi comprovado que ela reduz as células do cancro do pulmão em ate 28%. Junto com o ferro, ela mata 98% das células cancerígenas. E tudo isso em apenas 16 horas! A losna ataca somente as células cancerígenas, sem afetar as saudáveis.
Outro estudo comprovou que sempre que a losna quando combina com o ferro, ela também mata células cancerígenas nas mamas em 8 horas e quase 100% no prazo de 24 horas! As células cancerígenas acumulam mais ferro que as células saudáveis e para realizar a divisão celular, elas se tornam mais suscetíveis à combinação de losna e ferro.
Outras pesquisas também foram realizadas e todas mostraram que a losna combinada com o ferro tem ação de destruição efetiva de cancro em vários órgãos como por exemplo, a próstata e o intestino. O chá da losna oferece uma ótima proteção contra vários tipos de câncer mas é também comprovada uma eficácia maior quando a losna é consumida em pó.
A losna é utilizada para tratar cólicas, catarros, gripes e envenenamentos. O chá limpa e regulariza o estômago, rins, pulmões e fígado. Atenção: sucos e extratos não devem ser usados pois são tóxicos. Também acaba com a falta de apetite, mantém o bom funcionamento do fígado, protege os nervos e impede gases estomacais causados pela digestão difícil. Também beneficia o bom andamento do intestino.
Por mais que a losna seja conhecida por seu amargor, muitas pessoas tem o hábito de mastigar folhas da planta ainda verdes. Realmente suas folhas tem um bom efeito tônico tanto para o sistema digestivo como para todo o corpo. Ela revigora e equilibra o bom funcionamento dos intestinos.
Também é um poderoso remédio natural para eliminar vermes e nesse caso, deve ser tomado em jejum, de preferência à noite. A losna por promover uma boa saúde no sistema nervoso e cerebral, funciona como calmante, se tomar o chá à noite e em jejum.
Preste atenção: Não confunda a conhecida e muitas vezes, temida losna (Artemisia basinthium L) com a planta chamada abrótano (Artemisia abrotanum L). As folhas da abrótano são mais finas e seu sabor é agradável.