Chá de Burrito – Para que Serve e Receita
O burrito é uma erva de região serrana, muito encontrada nas regiões americanas. Seu nome científico é Aloysia polystachya. Da família verbenaceae, que possui 26 gêneros e 191 espécies, a planta levou o nome de Aloysia em homenagem à Maria Luisa de Parma, esposa do Rei Carlos IV da Espanha. A erva já é usada a muitos anos e é conhecida por quem usa por suas propriedades ansiolíticas e digestivas, além de outros benefícios a mais. Devido seu sabor mentolado, é um chá saboroso e por isso, muito fácil de beber. É muito comum na Argentina e em outros países da América do Sul, como Paraguai e Bolívia.
As duas principais propriedades da erva são o controle da ansiedade e a ajuda na digestão. Quanto à ansiedade, foram feitos estudos utilizando roedores, que comprovam a propriedade ansiolítica do chá. Por isso, naqueles dias em que a ansiedade bate, é recomendado tomar uma xícara do chá de burrito para acalmar os ânimos. E além de controlar a ansiedade, o chá é bastante saboroso, o que ajuda a acalmar.
Em relação à digestão, sua propriedade está relacionada ao sabor mentolado. Toda erva com esse sabor ajuda na digestão, pois refresca o estômago, tirando aquela sensação de peso. Pode-se tomar uma xícara do chá após as refeições para sentir os efeitos da planta na digestão dos alimentos. Abaixo, saiba como preparar o chá de burrito.
Como preparar o chá de burrito?
Assim como a maioria dos chás, o preparo é simples e muito fácil. O método de preparo é a infusão. Na infusão não se deixa as folhas ferverem junto com a água. Basta aquecer a água e, quando estiver quase começando a borbulhar, apague o fogo e acrescente as folhas bem lavadas. Tampe e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. O chá está pronto!
Não precisa se preocupar com a quantidade exata de folhas. Pode-se colocar uma quantidade que você achar necessária para a quantidade de chá que deseja fazer. Normalmente, se usa uma folha para cada xícara de água.
Não adoce o chá. Como já foi dito, a planta tem um sabor agradável e bastante refrescante, lembrando um pouco o sabor das pastas de dente, por isso é também usada como antisséptico bucal. Por isso, não há a necessidade de adoçar. O açúcar pode retirar um pouco das propriedades das folhas, além de fazer mal à saúde. Lembre-se que o açúcar aumenta a glicose no sangue e auxilia no processo de ganho de peso, acumulando gordura no corpo.
Onde encontrar o burrito?
Apesar de ser uma planta comum na América do Sul, pode ser difícil encontrar a planta no Brasil. Procure em lojas especializadas em plantas medicinais. É importante levar anotado o científico da planta, pois nem todos a conhecem como “burrito”. Na internet também você pode encontrar locais que enviem a planta para sua casa.
Caso não encontre a planta, pode-se usar plantas similares ao burrito, que também possuem efeito digestivo e até um pouco ansiolíticas. É o caso da hortelã-pimenta, fácil de se encontrar no Brasil, e ideal para se tomar depois das refeições. A erva-luísa ou verbena, também é fácil de se encontrar no país e pode ser usada para os mesmos fins. Outra opção é o manjericão, uma erva digestiva e muito refrescante, que pode ser tomada também após as refeições.
Assim como todas as ervas, o burrito pode causar algum incômodo dependendo da pessoa que o ingere. Por isso, antes de começar qualquer tratamento, é importante consultar um médico, e se notar algum sintoma, suspenda o uso do chá é procure orientação médica. Grávidas devem suspender o uso e conversar com seu médico sobre o uso do chá.