Chá de Casca da Quixabeira
A Sideroxylon obtusifolium, popularmente conhecida como quixabeira, é uma árvore de médio porte nativa do Brasil. Ela é comum nos estados de Minas Gerais e Piauí, além de outras regiões próximas. Por ser típica de regiões mais secas, ela geralmente serve de alimento para o gado durante os períodos de estiagem. Os frutos da quixabeira tem cor escura, semelhantes à jabuticaba, com sabor adocicado.
O chá preparado com a casca do tronco da quixabeira é bastante conhecido entre os povos das regiões onde a árvore nasce. De acordo com os sertanejos, a planta tem propriedades tônicas, adstringentes, cicatrizantes e antidiabéticas. Por isso, a decocção é indicada como tratamento auxiliar do diabetes, além de servir para casos de cisto no ovário, problemas renais e dores na coluna. Veja como fazer o chá!
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de casca de quixaba
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
Para o preparo, o ideal é usar um recipiente que não seja de alumínio (essa regra vale para todos os chás). Coloque as cascas e a água nesse recipiente e leve ao fogo. Depois que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe a quixaba cozinhando por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, desligue e abafe por mais 10 minutos. Então coe em uma peneira e guarde em um recipiente limpo (caneca ou jarra) para consumir ao longo do dia.
Posologia
O chá deve ser consumido em pequenas porções. Beba de 3 a 4 xícaras diariamente, com um intervalo de pelo menos 3 horas entra uma e outra porção. É importante preparar um novo chá a cada dia, pois com o tempo o preparo vai perdendo suas propriedades ativas. Jogue o que sobrar fora e faça uma outra receita na manhã seguinte.
Precauções
Todo medicamento caseiro exige cuidados, assim como os remédios comuns. A automedicação não é indicada em ambos os casos e um especialista sempre deve ser ouvido.