Chá de Castanha da Índia
O castanheiro-da-índia é uma árvore robusta que mede até 25 metros de altura, com copa muito grande e abobadada. O seu fruto é chamado de castanha-da-índia, e é usado pela medicina popular contra problemas de circulação sanguínea, assim como para fragilidade capilar e insuficiência venosa que geram problemas de circulação e consequentemente varizes e hemorroidas. Este remédio, além do fato de ser natural, também é regulamentado pela ANVISA. Usaremos a Castanha da Índia (Aesculus hippocastanum) para o preparo de um chá que tem todas essas propriedades ditas acima. O chá é para uso de adultos.
Você vai precisar de:
- 1,5 g (meia colher de sopa) de sementes de castanha da índia com a casca
- 150 mL (uma xícara de chá) de água
Modo de preparo:
O processo de preparo do chá é por decocção, isto é, acrescente as sementes de castanha da índia na água e deixe ferver por cinco a dez minutos para extrair as propriedades. Depois é só coar o chá e tomar.
Posologia
Beber uma xícara de chá duas vezes ao dia, após as refeições.
Precauções
Apesar de ser um chá natural, temos que ter alguns cuidados com a sua utilização. Não deve ser utilizado durante a gravidez, lactação, ou em casos de insuficiência hepática e renal (doenças relacionadas ao fígado ou rins), como também em casos de lesões da mucosa digestiva em atividade.
Altas doses do chá pode causar irritação do trato digestivo, náusea e vômito, por isso deve-se tomar a quantidade indicada, que são duas xícaras por dia. Não é recomendado tomar mais que isso.
O chá de castanha da índia também não deve ser utilizado junto com medicamentos anticoagulantes.
A castanha da índia emagrece?
Esta castanha também vem sendo muito utilizada para auxiliar no processo de emagrecimento. Ela é sim, capaz de emagrecer, pois tem propriedades laxantes e diuréticas, o que ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Além disso, o fato de melhorar a circulação sanguínea já é suficiente para auxiliar no emagrecimento, pois o metabolismo funciona melhor quando o sangue circula bem pelo corpo. É também uma forma de eliminar toxinas que podem reter gorduras no corpo. A castanha da índia também proporciona saciedade. Consequentemente, a pessoa que faz uso dessas sementes comerá menos.
Para o emagrecimento, a castanha pode ser usada tanto em forma de chá, como comendo pequenos pedaços. Para ingerir a castanha pura, é preciso cortá-la em 8 pedaços. Todos os dias, coma somente um pedaço durante o café da manhã. É muito importante seguir as orientações, pois esta castanha não deve ser ingerida em grandes quantidades.
Algumas pessoas relatam que mesmo fazendo o uso de uma pequena quantidade diária, notam alguns sintomas adversos, como dores de cabeça, diarreias, vômitos e dores no estômago. Se notar algum sintoma, suspenda o uso imediatamente e se os sintomas persistirem, procure um médico.