Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer o de Folha de Algodão? Quais São os Seus Benefícios?

Do algodoeiro (Gossypium herbaceum) é extraído o algodão, que utilizamos para diferentes fins, principalmente na confecção de roupas. Mas além disso, a planta é conhecida popularmente por conter propriedades terapêuticas, principalmente em suas folhas e raízes. Essas propriedades são conhecidas desde a antiguidade, passando pelas também pelas nossas bisavós e avós. Pergunte sua avó sobre as folhas de algodão e ela com certeza conhecerá seus benefícios.

Acredita-se que o chá preparado com as folhas do algodão sirvam para aumentar a produção de leite, combater hemorragias, melhorar os níveis de colesterol, tratar infecções renais, reduzir as dores reumáticas e diminuir o fluxo menstrual. Indicado para cicatrização de cirurgias, para ser tomado no pós operatório para não dar infecção ou inflamação. No entanto, esses efeitos positivos não foram suficientemente estudados para que haja comprovação científica.

Quais os benefícios do chá de algodão?

O algodoeiro, cujo nome científico é Gossypium Herbaceum, é uma planta que é comumente conhecida por produzir algodões. Este material é usado para a produção de tecido, dentre outras coisas. Porém, esta não é a única parte útil do algodoeiro, uma vez que ele também tem folhas que podem ser usadas no preparo de chás.

Pode-se afirmar que o chá de algodoeiro possui propriedades diuréticas, digestivas, antidisentéricas, antirreumáticas, bactericidas, emolientes e hemostáticas. Ou seja, são diversos os usos do chá de algodão, uma planta medicinal imprescindível. Ainda, as folhas de algodão moídas com sementes de mostarda são usadas na índia para o tratamento de picadas de escorpião.

Minha avó sempre falava sobre os benefícios desse chá, especialmente no pós parto. E quando eu tive meu filho, apesar de ter sido parto normal, foi necessário um pequeno corte. Os pontos inflamaram e eu sentia muita dor. Desde o primeiro dia, minha vó e minha mãe falaram para eu tomar o chá de algodão, mas eu estava resistente a isso. Até que depois de uma semana sentindo dores no local dos pontos, resolvi experimentar o chá. Minha avó levou as folhas para mim e comecei a tomar. Em apenas um dia comecei a sentir os resultados. Os pontos começaram a desinflamar e a dor acabou.

Algodoiero

Algodoeiro

Além de ingerir o chá das folhas de algodão, eu ainda fiz o banho no local. Fiz isso durante uma semana, todos os dias depois de tomar banho. Basta esperar o chá esfriar, e jogar um pouco do líquido no local. Esse processo pode ser feito em qualquer tipo de cirurgia, evitando que os pontos inflamem.

Veremos agora como se faz o chá, que como eu disse, pode ser ingerido ou aplicado no local inflamado.

Receita

Ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 2 colheres (sopa) das folhas picadas

Modo de preparo: Coloque a água em uma panela esmaltada ou de vidro e leve para ferver. Assim que começar a borbulhar, junte as folhas e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de 10 minutos. Depois desse tempo, desligue o fogo e tampe a panela. Coe quando o chá estiver morno e reserve para tomar ao longo do dia. No caso do banho de chá no local, o melhor é usar assim que esfriar.

Deve-se beber o chá em pequenas porções durante o dia. Caso sobre, não deixe para beber no dia seguinte. Prepare outra infusão, para não perder as propriedades ativas da folha do algodoeiro.

É importante mencionar que o chá deve ser evitado por mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar. O chá também pode aumentar o fluxo menstrual e as hemorragias, pois o efeito pode ser contrário em algumas pessoas. Por isso, é fundamental consultar um médico antes de fazer uso dessa ou qualquer outra receita caseira. E fique atenta aos sintomas após tomar qualquer tipo de chá ou medicamento.