Chá de Gengibre e Ervas
O chá de gengibre e ervas é uma ótima opção para amenizar os sintomas das gripes e dos resfriados. Como já comentamos antes aqui no Receita Natural, essas doenças não são tratadas com medicamentos naturais ou alopáticos. No entanto, é possível aliviar os sintomas respiratórios e a dor no corpo, além de estimular as defesas do organismo para que ele mesmo possa reagir contra o vírus.
Outra grande vantagem dos chás nos casos de gripes e resfriados é a hidratação. Essas receitas, por conterem grande quantidade de água e sais minerais, ajudam a recuperar os líquidos do organismo. Sucos e outras bebidas também são fundamentais, bem como a água natural. Quem está com essas doenças deve ainda seguir uma boa alimentação para fortalecer as defesas do corpo e repousar bastante durante o período de incubação do vírus. Essas medidas, juntamente com o chá de gengibre e ervas, auxiliarão no combate à coriza, tosse, fraqueza e mal-estar.
Ingredientes
Para fazer o chá de gengibre e ervas você vai precisar de:
- 1 gengibre de tamanho médio cortado em fatias finas
- cascas de ½ limão
- 1 colher (sobremesa) de folhas secas de hortelã
- 1 colher (sobremesa) de folhas secas de tomilho
- 500 ml de água
Modo de Preparo
Se você tiver as folhas de hortelã e/ou tomilho frescas, basta deixá-las secando à sombra por algumas noites. Para fazer o chá do modo correto, leve a água para ferver em um recipiente de vidro ou esmaltado. Depois despeje essa água sobre os demais ingredientes e abafe por cerca de 10 minutos. Então coe e reserve para consumir.
Posologia
Para que tenha o efeito desejado, o chá deve ser tomado em 2 ou 3 porções equivalentes a 1 xícara de chá diariamente. Nos casos de resfriado e gripe, é melhor consumir o chá morno e, se for o caso, adoçado com mel. Ao acordar e antes de dormir são os horários mais importantes para tomar o remédio caseiro.