Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Chá de Noz Moscada? Quais os Benefícios?

A noz moscada é mais conhecida como condimento, devido ao seu aroma e sabor característicos. Por isso é utilizada no preparo de diversos pratos, doces e salgados. Seu sabor lembra um pouco uma mistura de canela com pimenta-do-reino. Mas além de dar sabor aos alimentos, a noz moscada traz muitos benefícios para a saúde. Ela é capaz de combater inflamações, melhorar a digestão, acabar com a insônia, amenizar as dores de dente, bem como atuar como estimulante e afrodisíaco.

Para aproveitar esses benefícios, é possível utilizar a noz moscada no preparo de alimentos, como bolos, pães, carnes e outros pratos. Outra dica é preparar o chá de noz moscada. A receita é simples e fácil. Veja abaixo.

Receita Chá de Noz Moscada

Ingredientes: 

  • 1/2 noz moscada
  • 1 litro de água
  • Mel a gosto para adoçar

Modo de Preparo: Para obter todas as substâncias da noz moscada, é importante ralá-la antes de preparar o chá. Ferva a água, desligue o fogo e acrescente a noz moscada ralada. Depois deixe a mistura descansar por 3 minutos, tampada. Passado esse tempo, coe o chá. O ideal é utilizar uma peneira bem fina, ao invés do coador de pano. Use o mel para adoçar, mas é importante não exagerar na quantidade.

Para aproveitar todas as propriedades do chá de noz moscada, o ideal é tomar 1 xícara do chá pela manhã, ainda morno. Se for usar o chá para tratar casos de insônia, tome 1 xícara antes de dormir.

Noz Moscada

Aprenda a preparar o chá de noz moscada

Quais os cuidados com a noz?

A noz moscada, se consumida em excesso, pode ter efeitos alucinógenos. Por isso, é muito importante seguir as recomendações de preparo e a indicação de consumo. Em quantidades certas, ela trás benefícios, mas em exagero, pode fazer mal. Tome apenas uma xícara por dia, sem exageros.

O chá não deve ser consumido por mulheres grávidas, pois a noz moscada tem propriedades que podem ser abortivas, e nem por crianças menores de 2 anos, pois o organismo ainda não está preparado para digerir completamente. Respeite estes recomendações, para evitar intoxicações com este condimento.

Propriedades da Noz Moscada

Esse condimento é realmente cheio de benefícios para a saúde. Como já foi dito, a noz moscada pode auxiliar no tratamento da insônia, pois tem propriedades relaxantes. A miristicina e elemicina, presentes na noz moscada, trazem um leve efeito sedativo e ansiolítico, por agirem diretamente no sistema nervoso. Esse efeito calmante ajuda a regularizar o sono. Por isto, pode ser uma boa opção consumir a noz moscada a noite.

Além disso, o eugenol, também presente na especiaria, é um poderoso relaxante muscular, promovendo a vasodilatação e a melhora da circulação sanguínea.  A formação de tumores cancerígenos também pode ser evitada pelo consumo da noz moscada, que tem propriedades antioxidantes.

A noz moscada também é usada na fabricação de cosméticos, sabonetes e até pastas de dente, por ter ação anti-bacteriana, evitando a proliferação de bactérias e toxinas.

Não podemos dizer que a noz moscada faz milagres, e que somente tomando o chá da especiaria você vai emagrecer. Mas se você aliar o consumo do chá a uma alimentação balanceada e exercícios físicos, o processo de emagrecimento pode ser acelerado, pois a noz moscada ajuda a limpar o organismo e ainda ajuda na digestão.

A noz moscada é capaz de remover as substâncias tóxicas do organismo, e, com isto, promove o desinchamento do corpo. Também, este chá pode ser usado por mulheres no período de menstruação, pois a noz moscada inibe as dores deste período. Ou seja, as mulheres podem optar por usarem este método natural, ao invés de remédios.  Ademais, a noz moscada também é benéfica para o sistema respiratório.