Chá de Quixaba
A quixabeira (Sideroxylon obtusifolium), também chamada de quixaba-preta e rompe-gibão, é uma árvore nativa do Brasil, que pode alcançar até 15m de altura. Mais comum nos estados do Piauí e de Minas Gerais, a quixaba é conhecida por servir de alimento ao gado nos períodos mais secos do ano.
De acordo com a medicina popular sertaneja, as cascas extraídas do caule da árvore têm diferentes propriedades terapêuticas. O chá, preparado a partir da decocção da casca, é adstringente e tônico, sendo indicado para tratar problemas renais, o diabetes e dores de coluna.
Veja como preparar o chá!

Quixabeira
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) da casca picada
- 1 litro de água
Modo de Preparo:
Em uma panela (que não seja de alumínio) junte as cascas da quixaba e a água. Coloque para cozinhar em fogo brando e conte cerca de quinze minutos depois que começar a ferver. Em seguida, desligue o fogo e mantenha a mistura em repouso por dez minutos. Coe o chá, guarde em um recipiente limpo e consuma ao longo do dia.
Posologia
Para aproveitar os benefícios medicinais da quixaba, o ideal é consumir de duas a três xícaras do chá durante o dia. Lembre-se de preparar uma nova decocção diariamente, pois o remédio perde suas propriedades caso seja guardado por muito tempo.