Chá de Sálvia
A receita de hoje é um chá de sálvia (Salvia officinalis), que é recomendado pela ANVISA. A sálvia (também conhecida como salva) é uma planta medicinal muito comum e conhecida, sendo utilizada não só na medicina natural mas também na culinária e ornamentação. É uma das plantas medicinais mais usadas no mundo.
Não é uma planta muito grande. Seu arbusto chega no máximo a meio metro e altura. Mas possui muitos ramos. Suas propriedades medicinais são encontradas principalmente nas folhas, de onde é possível extrair óleos aromáticos, resinas e bálsamo.
Propriedades Medicinais da Sálvia
Este chá é muito bom para dispepsias (distúrbios digestivos) e também para casos de transpiração excessiva. As folhas também contém substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células. Pode ser usada para tratar infecções, pois tem ação antimicrobiana e anti inflamatória. O chá pode até mesmo ser usado para se fazer compressas a serem aplicadas em locais feridos, a fim de desinfectar o local.
Além disso, a sálvia também tem ação ansiolítica, controlando a ansiedade e é um calmante natural. Excelente para quem sofre de insônia e ansiedade em excesso.
É uma planta que estimula o bom funcionamento do intestino e ajuda a eliminar os gases, por isso o chá de sálvia ajuda a reduzir a circunferência abdominal (famosa barriguinha), pois desincha a barriga.
Também tem propriedade diurética, o que faz com que o organismo elimine toxinas e até mesmo gorduras através da urina. Por esses motivos, o chá de sálvia também é usado por pessoas que desejam perder peso.
Para as mulheres, o chá ainda atua como um tratamento natural para as cólicas, alivia os sintomas da menopausa e reduz o fluxo menstrual. Também é válido para auxiliar nas dores de cabeça mais fortes, como a enxaqueca.
Vamos aprender então como se faz esse chá.
Ingredientes
Você vai precisar dos seguintes itens:
- 1,5 g (três a quatro colheres de café) das folhas da sálvia
- 150 ml (uma xícara de chá) de água
Modo de Preparo
Prepara-se uma infusão com as folhas da sálvia. Faça isso levando a água ao fogo e, após levantar fervura, acrescente as folhas da sálvia já com o fogo desligado. Feito isso, basta deixar o recipiente tampado por alguns minutos e depois é só coar.
Posologia (Como Usar o Chá)
Utilizar uma xícara de chá de duas a três vezes durante o dia. É importante seguir a recomendação de uso, pois o uso em excesso do chá pode ter efeitos colaterais.
Cuidados (Precauções)
Não utilizar durante a gravidez e a lactação, pois pode trazer riscos ao bebê. Também não se deve utilizar o chá em casos de insuficiência renal e tumores mamários estrógeno dependentes.
Pode elevar a pressão em pacientes hipertensos, por isso esse grupo deve usar a planta com moderação e sempre com a supervisão do seu médico. Em altas doses pode ser neurotóxica (causar convulsões) e hepatotóxica (causar dano no fígado). Por isso é importante seguir corretamente as indicações de uso e sempre seguir as orientações do seu médico.