Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar e Usar o Chá de Arruda para Acabar com Piolhos?

O piolho (nome científico Pediculus capitis) é um inseto minúsculo, com cerca de 3 mm. Este animal é um parasita de seis patas, sem asas, e que se alimenta do sangue de animais, como os seres humanos. A doença causada pela infestação de piolhos se chama pediculose e pode se tornar um transtorno para todas as pessoas que estejam em contato com o animal ou indivíduo que a possui, pois a reprodução deste inseto é muito rápida e até os adultos podem acabar pegando piolho.

Muitas crianças em idade escolar têm recorrências de piolho, e é importante saber de onde ela está pegando para que o foco também seja tratado. É importante também ter certeza de que, além de todos os piolhos, os ovos (as lêndeas) foram retiradas ou mortas, para que o problema não persista. Há diversos tratamentos que combatem os piolhos, e, a maioria, envolve remédios sintéticos. Porém, existem métodos naturais igualmente eficazes, como o chá de arruda.

Abaixo, entenda como preparar e também utiliza os chá de arruda para combater os piolhos e saiba mais sobre este animal.

Receita

Ingredientes:

  • vinte gramas de folhas de arruda
  • um litro de água

Modo de Preparo e Uso: O preparo deste chá é muito simples, basta colocar as folha em infusão por alguns minutos e o chá estará pronto.

O chá deve ser aplicado ainda morno ao longo dos fios. Depois disso, é preciso deixar a mistura agir por cerca de 30 minutos e enxaguar os cabelos com água abundante. Ao final, lave as madeixas com xampu neutro ou sabão de coco. Para um tratamento mais eficiente, passe o pente fino para remover os piolhos mortos e as lêndeas. Atenção, o chá é para passar nos cabelos e não para tomar.

Conheça um tratamento natural contra piolhos com chá de arruda.

A arruda pode ser utilizada para preparar um chá que combate os piolhos.

Mais informações

Durante a infância é mais suscetível adquirir piolhos. Por isto, os pais devem observar sempre a cabeça do seu filho para que antes que haja uma infestação, os piolhos sejam combatidos. Aos primeiros sinais de que ele pegou piolho, providencie o tratamento. O sintoma mais comum é a coceira na cabeça, nuca e atrás das orelhas.

As lêndeas são aqueles pontinhos brancos que ficam agarrados nos fios, e é importante não confundi-las com caspas. Outra informação importante é saber que as lêndeas que estão mais abaixo do couro cabeludo são ovos que já eclodiram, ou seja, já nasceram os piolhos, são apenas as cascas dos ovos. Logo, as lêndeas que devem ser combatidas para evitar que nasçam mais piolhos são as que estiverem bem agarradas à cabeça.

As crianças pegam piolho no contato com outras pessoas que tem piolho, é importante relembrar que o piolho não voa e não pula como a pulga, ele apenas anda. Então, para uma criança pegar piolho, é porque esteve muito próxima de outra infestada, ou compartilhou pentes, bonés, maria chiquinhas e arquinhos de cabelo. Os piolhos não sobrevivem por mais de 24 horas fora da cabeça.

Além do chá de arruda citado acima, existem outras soluções, principalmente para as meninas que gostam de usar os cabelos longos e soltos. Alguns remédios comprimidos e xampus prometem acabar com a infestação. Também existem os famosos pentes finos, que podem ser passados no cabelo para a retirada das lêndeas. Outro método bastante utilizado consiste em catar os piolhos e lêndeas com as mãos, vasculhando os fios de cabelo em busca dos pequenos insetos e ovos.

Normalmente, acredita-se que os cabelos lisos pegam menos piolhos pois eles escorregam pelos fios, e fala-se que piolho prefere cabelo anelado ou crespo, mas isso não tem influência. Outro mito é que cabelo com química não pega piolho, mas ainda não existe comprovação para isso.

Existem alguns remédios para passar no cabelo, e outros para remédios para tomar. Mas a melhor forma para acabar com piolhos é realmente catar os piolhos. Passe creme para cabelo e use o pente fino. O creme ajuda o pente a deslizar melhor.