Chá para Aftas
As aftas, também conhecidas como estomatite aftosa é uma ferida na mucosa bucal que pode gerar muito desconforto. Interessante notar que, ao contrário do que é amplamente difundido, as aftas têm origens incertas. As causas prováveis são stress, alguns traumas e costumam surgir em pessoas com baixa imunidade. Via de regra, a afta em si, não é uma doença e sim um sintoma da estomatite e suas causas devem ser investigadas.
As aftas costumam aparecer com maior frequência, durante o inverno e o outono, épocas em que as temperaturas são mais baixas e onde existe maior aglomeração de pessoas gripadas ou resfriadas em locais fechados, tornando o sistema imunológico mais vulnerável. Neste aspecto, assim como outras doenças que atacam quando o sistema imunológico está enfraquecido, a estomatite aftosa é considerada como uma doença oportunista.
Portanto, a melhor forma de prevenir a doença é impedir a oportunidade. Isto somente será possível, fortalecendo continuamente o sistema imunológico, através de hábitos saudáveis e alimentação equilibrada.
No entanto, quando a doença já está instalada, alguns remédios caseiros são recomendados, lembrando, no entanto, que a medicina popular pode auxiliar no tratamento ou alívio dos sintomas de algumas doenças, mas nunca substitui a orientação médica.
O que é bom para Afta?
O eucalipto, possui propriedades medicinais cicatrizantes, e é muito utilizado pela cultura popular, no tratamento de aftas, assim como a losna e carqueja.
Para quem vive nas grandes cidades, a losna e carqueja podem ser encontradas in natura com mais facilidade, sendo cultivadas em jardins, quintais e até mesmo em vasos. O cultivo, no entanto, ainda é mais comum nas cidades do interior, onde as casas ainda possuem mais espaços externos. Já o eucalipto, por tratar-se de uma árvore, é mais difícil de ser cultivado em áreas urbanas, mas facilmente encontrada em lojas e feiras.
Uma boa alternativa, seria a procura por estas plantas, em farmácias homeopáticas e de manipulação, casas de produtos naturais e outras lojas do ramo. Neste caso, os produtos são oferecidos em sua forma desidratada.
As plantas devem ser utilizadas em formas de chás, todos de fácil preparo e seguindo as mesmas proporções.
Como fazer o chá
- 20 gramas de folhas secas de Eucalipto ou
- 20 gramas de folhas secas de losna ou
- 20 gramas de folhas secas de carqueja
- Para a utilização das folhas in natura, substitua as 20 gramas por 10 folhas
- 1 litro de água mineral ou filtrada.
É importante lembrar que somente uma das plantas deverá ser utilizada para o chá, uma vez que a mistura de ingredientes pode alterar a composição e propriedades de cada planta e suas reações podem ser indesejáveis.
Modo de Preparo: Ferva a água, desligando o fogo antes que atinja o ponto de ebulição (quando a água começa a borbulhar e evaporar rapidamente). Desligue o fogo e adicione as folhas (de eucalipto, losna ou carqueja). Tampe o recipiente, abafando que o chá chegue à temperatura ambiente. Depois é só coar e guardar em um recipiente de vidro, tampado e protegido da luz solar .
Não é necessário ingerir o chá, tendo em vista que o mesmo terá efeitos apenas analgésico e cicatrizante, agindo somente no local da ferida.
Como usar: Basta bochechar com o líquido para aliviar a dor.