Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Preparar Chá para Aliviar a Tosse?

A tosse é um problema bastante comum, principalmente nas estações mais frias do ano. Trata-se de uma reação natural do corpo quando ocorre o acúmulo de muco ou algo irrita as vias respiratórias. Geralmente a tosse está associada a algum problema no aparelho respiratório, mas ela em si não é uma doença, mas um sintoma. Normalmente, ela aparece quando a pessoa está gripada ou tem alguma crise alérgica. Pessoas que sofrem com doenças crônicas como a asma, bronquite e sinusite, costumam ter o incômodo da tosse por vários dias seguidos.

Por ser um problema bastante comum, algumas pessoas não dão a devida atenção à tosse. No entanto, a reação pode ser sintoma de uma doença mais grave, como a pneumonia ou a tuberculose. Por isso, em casos de tosse persistente, o ideal é procurar um médico que possa realizar os exames necessários. Se tossir e notar a presença de sangue, procure um médico imediatamente, pois pode ser sintoma de doenças piores. Abaixo, confira uma receita caseira contra tosses, para os casos mais brandos.

Receita contra tosse

Ingredientes:

  • 2 dentes de alho
  • 1 colher (chá) de gengibre ralado
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de mel

Modo de Preparo: Primeiramente, descasque e amasse os dentes de alho. Em uma xícara vazia, junte o alho e o gengibre, já ralado. Coloque a água em uma panela e leve ao fogo até ferver. Após desligar o fogo, acrescente a água fervente ao alho e gengibre na xícara. Abafe por 2 minutos e depois coe. Adoce a mistura com mel.

Chá de alho gengibre e mel

Chá de alho gengibre e mel

O chá deve ser consumido ainda morno. Não precisa ser muito quente, para não correr o risco de queimar a boca, mas também não deixe que esfrie muito. Tome 2 xícaras da bebida ao longo do dia, de preferência pela manhã ou antes de dormir. Você também pode tomar o chá quando a tosse se tornar mais incômoda.

Como tratar a tosse?

Se a tosse começou agora e está bem fraquinha, e principalmente se você sabe que ela é sintoma de uma gripe que está chegando, pode usar uma receita caseira para acabar com esse problema chato. Acima, lhe ensinamos a preparar um chá para aliviar a tosse aguda. Siga as recomendações, mas não deixe procurar um médico, principalmente se a tosse durar mais dias. Veja também o chá de alho para gripe cuja receita foi postada anteriormente.

Para evitar a tosse, você pode evitar lugares muito frios e secos, assim como a poeira em excesso. Dessa forma, você evita que a gripe te pegue e também evita outras doenças que possam causar a tosse como sintoma. Também, após a tosse já ter se inciado, evite piorar a sua condição ingerindo bebidas frias, permanecendo em locais muito secos, etc. Outra dica importante para prevenir muitas doenças e também para aliviar a tosse é beber bastante líquido. O líquido limpa as vias respiratórias e deixa o sistema respiratório mais úmido, evitando os incômodos que causam a tosse.

Ainda, ao tossir, é importante tapar a boca com o braço, evitando que gotículas de saliva se espalhem pelo ar, passando o vírus para outra pessoa. Tapar a boca com a mão também é errado, pois a mão entra em contato com outras coisas e até mesmo com outras pessoas, facilitando que o vírus se espalhe.

A receita que demonstramos acima possui o gengibre, que é um ótimo anti-inflamatório, e, por isto, beneficia o sistema respiratório. Ainda, o alho é um ingredientes com ação antibiótica, antimicrobiana e antisséptica. Assim, é ideal para prevenir e curar gripes e resfriados, além de combater febres e problemas respiratórios agudos e crônicos, como as bronquites. Por fim, o mel é um poderosos expectorante, eliminando o catarro dos pulmões.