Chá para Gastrite Crônica
A gastrite é uma inflamação estomacal que pode ser aguda ou crônica, depende do tempo existente da doença e o tipo de agente que causou a enfermidade. A gastrite crônica pode ser leve, moderada ou acentuada. Inicialmente, acontece uma inflamação das camadas superficiais da mucosa do estômago apresentando edema.
Com o passar do tempo, vem a atrofia da mucosa com perda de estruturas glandulares e em algumas situações acontece a metaplasia intestinal, mais um fator que leva ao aumento de desenvolver um câncer gástrico. A gastrite crônica podem ser causada por bactérias como a Helicobacter pylori, doenças autoimunes, vírus do HIV, fungos e doenças inflamatórias.
Outras causas são: excesso de laticínios na dieta, alimentação com muita gordura, pouca ingestão de fibras, excesso de cafeína, chá preto e outros estimulantes, medicamentos como aspirina e outros anti-inflamatórios, álcool, cigarros e comidas apimentadas e em conserva.
Gastrites de um modo geral, incomodam boa parte da população. Pensando nisso, já deixamos algumas receitas para gastrite e úlceras que está bem relacionada. Mas hoje as receitas podem auxiliar nos casos crônicos da gastrite, com a inflamação do revestimento do estômago.
Receitas para gastrite
Chá de acelga
- Cinquenta gramas de folhas de acelga
- Um litro de água
Modo de Preparo: Ferva as folhas de acelga na água por dez minutos. Tome três pequenas xícaras do chá ao longo do dia.
Camomila
A nossa queridinha camomila é um excelente calmante e anti-inflamatório natural que regenera as células da mucosa e combate a inflamação.
- 01 colher de chá de flores secas de camomila
- meio litro de água
Modo de preparo: Ferva a água e adicione as flores de camomila. Tampe e deixe descansando por 15 minutos. Tome 1 xícara por dia.
Boldo
O boldo tem o cineol, um óleo essencial que tem a capacidade de proteger a mucosa do estômago.
- 01 colher de sopa de folhas de boldo picadas
- 01 xícara de chá
Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas de boldo. Tampe e deixe descansando por 15 minutos. Adoce e beba 3 x ao dia. Evite ferver o boldo junto com a água para não ficar amargo. Atenção: o boldo não pode ser consumido por 4 semanas seguidas.
Sálvia
A sálvia é usada para diminuir acidez estomacal amenizando os sintomas da gastrite crônica.
- 01 colher de sopa de folhas secas de sálvia
- 01 litro de água
Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas de sálvia. Tampe e deixe descansando por 5 minutos. Coe e beba 1 xícara ao dia até obter melhora.
Alecrim
O alecrim alivia as dores causadas pela gastrite crônica e também melhora a digestão.
- 01 colher de chá de folhas secas de alecrim
- 01 xícara de água
Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas secas de alecrim. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Beba 1 xícara ao dia até notar melhora dos sintomas.
Hortelã
O hortelã tem substâncias anti-inflamatórias que contribuem para curar as feridas formadas pelo suco gástrico do estômago.
- 02 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas
- 300 ml de água
Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas de hortelã. Tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.
Espinheira-santa
A espinheira-santa diminui a acidez do estômago e ajuda na regeneração estrutural do estômago.
- 01 colher de chá de folhas secas de espinheira-santa
- 01 xícara de água fervente
Como preparar: Ferva a água e adicione as folhas de espinheira-santa. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.
Aroeira
A aroeira é uma ótima erva para tratamento da gastrite crônica porque possui propriedades analgésica, anti-inflamatórias e antiácidas. Ela diminui a acidez estomacal e combate a bactéria hilobacter pylori, uma das principais causas da gastrite crônica.
- 04 pedaços de casca de aroeira
- 01 litro de água
Modo de preparo: Coloque a água e a casca de aroeira em uma panela. Deixe fervendo por 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.
Manjericão santo
O manjericão santo tem propriedades anti-inflamatórias e antibacteriana que diminui a inflamações e infecções geradas no estômago pela doença.
- 01 colher de chá de folhas de manjericão santo
- 01 xícara de água
Modo de preparo: Ferva a água e adicione as folhas de manjericão. Tampe e deixe descansando por 5 minutos. Coe e beba 1 xícara ao dia.
Parietária
Essa erva é parente da urtiga e ela ajuda no tratamento de dor, azia, enjoo e gastrite crônica
- 40 gramas de folhas de parietária
- 01 litro de água
Modo de preparo: Coloque a água e as folhas de parietária em uma panela. Ferva, tampe e deixe descansando por 10 minutos. Coe e beba 3 x ao dia. Não adicione açúcar.