Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Chá de Embaúba para Hipertensão?

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) mais comumente conhecida por pressão alta é a alteração dos níveis de pressão sanguínea dentro das veias e artérias. Quanto maior a pressão, mais obstruções para a passagem do sangue existem e mais esforço o coração tem que fazer para bombear o sangue por todo o corpo.

Um grande problema da pressão alta é que ela geralmente não apresenta nenhum sintoma. É a famosa doença calada, que quando a gente descobre já é por que está num estágio avançado, como desmaios e AVC’s. A história de que pressão alta dá dor de cabeça, nem sempre é verdadeira. Pois é considerada alta a pressão que está acima de 14x 9 e geralmente estes sintomas como dor de cabeça, tonteiras e dor no peito aparecem somente quando a pressão está muito acima disso.

Existem diversos chás, como o famoso chá de alho, que pode ser utilizado para o tratamento e prevenção da pressão alta. Porém, é necessário conhecer opções variadas, visto que nem todo organismo responde da mesma forma a um tratamento. O chá de Embaúba é grande aliado para tratamento da hipertensão, visto que possui propriedades cardiotônicas. Conheça como prepará-lo abaixo.

Receita

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas de Embaúba picadas,
  • 1 xícara de chá de água

Modo de Preparo: Ferva a xícara de água e, em seguida coloque as folhas de Embaúba picadas. Deixe abafado por uns cinco minutos. Beba três xícaras do chá por dia.

Além de combater os sintomas da pressão alta, como utilizado para baixar a pressão arterial, o chá de Embaúba também auxilia em casos de asma e bronquite. Em infusão, pode ajudar também na diarréia.

Conheça os benefícios da Embaúba

A Embaúba é uma planta cardiotônica, podendo ser usada para prevenir e tratar a pressão alta.

Benefícios e tratamentos

Para as pressões que não estão tão altas, antes de iniciar a medicação, o médico vai pedir mudança nos hábitos. Normalmente, nestes casos, cortar o sal, iniciar atividade física e melhorar a alimentação (evitar gorduras e alimentar-se de verduras e frutas) já fazem com que a pressão se normalize e chegue ao 12 por 8.

A pressão alta pode ter várias causas como a obesidade, o sedentarismo, o uso de álcool e cigarro e o estresse. Ainda, esta doença acomete jovens e idosos, não tem quem escape dela se não tiver uma vida saudável. A pressão alta na maioria das vezes tem cura e basta seguir as recomendações médicas. Mas mesmo que seu caso seja crônico e você tenha que tomar remédio para sempre, agradeça pelo fato de que o desenvolvimento tecnológico criou os remédios para você viver bem.

Já a pressão alta na gravidez deve ser muito observada e bem acompanhada. Toda gestante deve fazer o pré-natal e acompanhar a elevação da pressão e das taxas de glicose, pois a pressão alta na grávida pode acarretar um pré-eclâmpsia e também a mulher grávida pode desenvolver uma diabetes gestacional.

A pressão alta nos olhos o que pode ser grave é outro tipo de doença, e uma pessoa pode ter a pressão alta ocular e não ter a HAS, e vice versa. Quem faz a aferição da pressão no olho é o oftalmologista, e o grande risco da elevação desta pressão nos olhos é evoluir para um glaucoma

O tratamento natural com chás é um aliado no combate à pressão alta mas não deve ser substituído de forma alguma pelos remédios prescritos pelo médico. A medicação é imprescindível e só deve ser suspensa com orientação.

Vários tipos de chás são considerados eficientes no tratamento da pressão alta. O chá de alho é um dos mais conhecidos chás para reduzir a hipertensão arterial. Um outro chá bastante usado para baixar a pressão é o chá de chuchu. O chá de alecrim, erva cidreira e camomila é um chá calmante para pressão alta que também é usado por hipertensos.

A água de berinjela é outra aliada, uma vez que melhora o colesterol também. Agora, existem chás que não devem ser consumidos por quem tem hipertensão, são os chás que aceleram os batimentos cardíacos como os que contêm cafeína, como o chá mate e o chá verde.

A embaúba, árvore genuinamente brasileira, é muito usada em casos de pressão alta (hipertensão). Apesar de não ser exatamente um a erva, um chá a partir de suas folhas pode auxiliar o tratamento de quem sofre dos sintomas da hipertensão arterial.