Chás Termogênicos para Emagrecer
Você já ouviu falar dos alimentos termogênicos? Se você acompanha nosso blog, com certeza já viu falar neles. Eles ganharam fama recentemente por ajudar no processo de emagrecimento. As substâncias contidas nesses produtos elevam a temperatura natural do corpo.
Daí vem o nome: termogênico, que se refere à produção de calor pelos seres vivos. Quando a temperatura do organismo é mais alta, ele consome uma grande quantidade energia para funcionar normalmente. Esse processo faz com que a queima de calorias seja maior, favorecendo, assim, a perda de peso.
Como os chás termogênicos emagrecem?
Quem tem o metabolismo lento, pode se beneficiar com o consumo dos chás termogênicos. Eles estimulam o gasto energético, ou seja, aceleram o metabolismo e garantem a queima de calorias e gorduras. Quando combinados com uma dieta pouco calórica, os chás termogênicos são ótimos aliados do emagrecimento.
Observação: Não adianta tomar os chás termogênicos e ter uma má alimentação, ingerindo gorduras e calorias em excesso. Os chás termogênicos auxiliam no processo de emagrecimento, mas não fazem milagres sozinhos.
Os ingredientes com potencial termogênico mais conhecidos são: a canela, o gengibre, a pimenta e o cravo da índia. Para perder peso, é necessário tomar de 3 a 4 xícara dos chás ao longo do dia. Veja um pouco sobre cada um desses chás. E para ver as receitas e mais dicas, clique no links.
Chás Termogênicos
Chá de Canela
Além de ser termogênico, o chá de canela estimula a produção de insulina e melhora a digestão. Por isso, a mistura é indicada para dietas de emagrecimento e para diabéticos. O segredo na hora do preparo é deixar os paus de caneca cozinharem na água por pelo menos 5 minutos. (Veja a receita no link).
Atenção! As grávidas não devem tomar o chá de canela, pois ele tem propriedades abortivas.
Chá de Gengibre
O gengibre é conhecido milenarmente por suas propriedades medicinais. Ele acelera o metabolismo, melhora a digestão e estimula as funções cerebrais. Diferentemente da canela, as substância ativas do gengibre não resistem a altas temperaturas. Por isso, o ideal é desligar o fogo antes da água ferver e adicionar a raiz ralada ou picada em fatias finas.
O gengibre pode ser combinado com outros ingredientes, que potencializam o seu efeito, como a canela, a maçã e o limão, por exemplo.
Chá de Cravo da Índia
Para preparar o chá de cravo da índia, também é necessário fazer uma decocção, ou seja, cozinhar a especiaria por algum tempo. Dica: você pode combinar o cravo com outras ervas e frutas, ou mesmo adicionar a canela e o gengibre.
Além de ajudar a emagrecer e ter outros benefícios para a saúde, esses chás são bem saborosos, o que ajuda a relaxar o corpo e a mente.