Quais são as Melhores Receitas para Eliminar a Gordura no Fígado?
A esteatose hepática ou fígado gorduroso é um problema de saúde caracterizado pelo acúmulo de gordura no entorno do órgão. O problema geralmente é causado pelo consumo de bebida alcoólica em excesso, o que sobrecarrega o fígado. Pessoas com sobrepeso ou que façam uso constante de alguns tipos de medicamentos também sofrer com a gordura no fígado.
A recomendação médica para combater a esteatose normalmente envolve uma dieta balanceada, atividade física e não ingestão de bebida alcoólica. Dependendo do caso, também é indicado o uso de medicação adequada. As receitas caseiras são complementares ao tratamento médico.
Uma ótima opção natural que já comentamos aqui no blog é o chá de cardo mariano, que tem função adstringente e limpa a gordura do fígado. Veja outras receitas para combater a esteatose hepática.
Receitas
Chá de Cebola
A cebola é um ótimo ingrediente para o fígado, visto que ela auxilia a derreter toda a gordura no órgão. Também, a cebola aumenta o colesterol bom e combate certa infecções que podem ocorrer no organismo.
Ingredientes:
- 4 cebolas, brancas ou roxas.
- 1 litro de água
Modo de preparo: Descasque as cebolas e corte-as em 4 partes. Depois, coloque para cozinhar na água por cerca de 5 minutos. Coe e tome o caldo em pequenas porções no decorrer do dia, durante 1 mês.
Chá de Chapéu de Couro
O chapéu de couro é adstringente e ajuda na eliminação de gorduras. Também chamado de brejo, esta planta sempre foi utilizada, historicamente, para tratar problemas relacionados ao fígado.
Ingredientes:
- 20 g de chapéu de couro seco
- 1 litro de água
Modo de preparo: Ferva a água e, depois, acrescente a erva. Deixe descansar abafado até amornar. Depois tome 1 xícara de chá 3 vezes ao dia.
Chá de Carqueja
A carqueja é bastante conhecida por estimular a produção de enzimas pelo fígado, fazendo com que o organismo absorva menos gorduras. Ela também contém substâncias hepatoprotetoras, que cuidam do fígado.
Ingredientes:
- 2,5 g de carqueja
- 1 xícara de água
Modo de preparo: Ferva a água, juntamente com a erva. Depois, deixe o chá amornar durante 5 minutos. Coe e tome 2 xícaras do chá, morno ou frio, diariamente.
Chá de Alface
A última receita para o fígado é o chá de alface. Esta folha é muito importante para o fígado, pois possui uma substância chamada clorofilina. Além de eliminar a gordura e proteger o fígado, esta substância também protege o estômago.
Ingredientes:
- 80 g de folhas de alface frescas
- 1 litro de água
Modo de preparo: Coloque 80 g de folhas de alface frescas em 1 litro de água fervente. Abafe e espere amornar. Depois, coe o chá. Para que este chá faça efeito, é preciso tomar até 3 xícaras do chá, diariamente, para reduzir a gordura no fígado.
Suco de Melão e Hortelã
O hortelã é uma planta que é utilizada em diversas receitas para benefício do sistema digestivo. As substâncias amargas auxiliam na manutenção da saúde do fígado, eliminando a gordura que acumula neste órgão. Enquanto isto, o melão, além de possuir muita água, é uma ótima combinação com o hortelã.
Ingredientes:
- 1/4 de melão
- 1 xícara de café de hortelã
Modo de preparo: Bata os dois ingredientes em um liquidificador. Após isto, caso o suco fique muito grosso, adicione um pouco de água, no máximo uma xícara. Também pode-se colocar gelo. Depois, coe o suco e o armazene em um recipiente de vidro.
Sementes Pulverizadas de Alforva
A alforva é uma cereal que também pode ser conhecido como feno grego. Ela possui um aminoácido, chamado de 4-hidroxi-isoleucina, que realiza o papel de controlar a glicose, o colesterol e os triglicerídeos no sangue.
Ingredientes:
- 25 g de sementes de alforva
Modo de preparo: Coloque as sementes de alforva em um liquidificador ou em um mixer. Depois, pulverize as sementes até que elas fiquem bem finas e possam ser adicionadas em sopas, cafés, chás, saladas, etc. Porém, é importante mencionar que grávidas ou mulheres que estejam amamentando não devem utilizar esta semente.
Chá de Cascas de Limão
As cascas de limão são ideais para eliminar o acúmulo de gordura do fígado, visto que as cascas possuem fibras que desempenham esta função muito bem. Ainda, o chá de cascas de limão pode atuar eliminando substâncias nocivas que acumulam-se no fígado.
Ingredientes:
- Cascas de 1 limão
- 250 ml de água
Modo de preparo: Coloque a água no fogo, Depois que ela estiver fervendo, adicione as casas do limão. Desligue o fogo e deixe o chá descansar por 10 minutos. Coe e beba sem adicionar açúcar.