Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Tratar os Sintomas da Infecção Urinária com Chás?

A infecção urinária é um problema extremamente incômodo, mas bastante comum entre as mulheres, por causa da anatomia específica do aparelho excretor feminino. Os sintomas mais recorrentes são a ardência ao urinar, sensação de queimação, idas frequentes ao banheiro, dor na região do baixo ventre ou na lombar e quantidade diminuída de urina. E, estas infecções são causados pela presença de microrganismos, que podem atingir as vias urinárias e os rins.

Para quem sofre com a infecção, é importante tomar alguns cuidados em relação à higiene, como sempre usar o papel higiênico da frente para trás. Também é preciso evitar o uso de calcinhas apertadas, não prender a urina e beber muita água diariamente.

Os medicamentos naturais podem auxiliar no tratamento, mas não são capazes de combater sozinhos a infecção, sobretudo nos casos mais sérios. O que sugerimos é uso dos chás caseiros como um tratamento paralelo à medicação indicada pelo médico especialista. Como as bactérias são as principais causadoras da infecção, quase sempre é preciso tomar antibiótico durante alguns dias para acabar de vez com o problema.

Chás para infecção urinária

As infecções urinárias são ocasionadas pela presença de bactérias no trato urinário. Comumente, elas migram da região anal até a genital, entrando nos canais urinários. São diversos os sintomas ocasionados por esta doença, como ardor na uretra na hora da micção, grande frequência urinária, noctúria, dores, sangue na urina, coloração escura, etc.

Comumente, os médicos receitam antibióticos para o tratamento das infecções urinárias. Porém, estes medicamentos são fortes e podem interagir com outros, como os anticoncepcionais. Por isto, muitas pessoas podem optar por utilizar tratamentos naturais ou vincular estes aos medicamentos, para que a melhora seja mais rápida.

Assim, para que possa entender quais são os tratamentos naturais mais indicados para a infecção urinária, confira as receitas de chás abaixo.

Saiba como funciona e como tratar as infecções urinárias.

As infecções urinárias são ocasionadas pela presença de bactérias no trato urinário.

Chá de Quebra Pedra

O chá de quebra-pedra é muito recomendado para tratar problemas relacionados ao aparelho urinário. Para fazer a receita em casa, use 2 colheres (sopa) da planta para cada litro de água. Ferva a água, desligue o fogo e depois acrescente a quebra-pedra. Abafe e deixe descansar por 5 minutos. Depois coe e guarde na geladeira. O ideal é tomar 1 copo do chá a cada 4 horas todos os dias.

Chá de Folha de Abacateiro

Outro remédio caseiro tradicional para acabar com a cistite e a infecção urinária é o chá feito com folhas de abacateiro. Como muita gente tem um pé de abacate no quintal, essa receita é mais acessível e costuma ser eficaz. Os ingredientes necessários são: 2 a 3 folhas de abacateiro secas e 1 litro de água. Leve a água para ferver e desligue quando começar a borbulhar. Acrescente as folhas, abafe por 15 minutos e depois coe. Tome pequenas porções ao longo do dia enquanto durarem os sintomas da infecção.

Chá de Cabelo de Milho

Por ser um poderoso diurético, o cabelo de milho é uma boa opção para limpar o canal urinário infeccionado. Use 5 g de cabelo de milho para cada 750 ml de água. Para potencializar o chá, junte também  5 g de zimbro e 5 g de alteia. Despeje a água fervente sobre as ervas, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Depois coe e tome 4 xícaras do chá diariamente.

Chá de Erva-Ursina

A erva-ursina é uma planta que possui propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Por isto, ela é ideal para o tratamento de infecções urinárias. Para preparar o chá, pode-se utilizar 1 colher de chá de folhas secas de uva-ursina e 250 ml de água. É necessário apenas ferver a água e despejá-la por cima da erva. Deixe em repouso por 15 minutos e depois coe o chá.

Chá de Dente-de-Leão

A planta Dente-de-Leão é diurética. Ou seja, ela irá incentivar o organismo a eliminar rapidamente as bactérias que estão ocasionando a infecção. Para preparar este chá, pode-se usar 15 g de folhas de Dente-de-Leão e 250 ml de água.