Dicas e Receitas Para Controlar a Ansiedade
A ansiedade é uma reação comum do organismo diante de alguns estímulos. Quando estamos esperando a resposta de uma entrevista de emprego, por exemplo, é normal sentir certa “aflição” até que o resultado seja divulgado.
O problema é que o excesso de estímulos da sociedade contemporânea tem aumentado essas reações do organismo, fazendo com que a ansiedade seja quase constante e sem motivos aparentes. Nesses casos, podemos dizer que há um distúrbio de ansiedade, ou seja, um problema capaz de interferir prejudicialmente na vida normal da pessoa que sofre com o problema. Também é comum o uso da expressão ansiedade crônica para se referir a essas ocorrências mais sérias do quadro ansioso.
Sintomas da Ansiedade
Por se tratar de um quadro clínico bem amplo, a ansiedade pode englobar uma série de sintomas. Ter um ou dois desses sintomas pode não ser algo preocupante, mas a presença de todos eles é motivo para procurar um médico. Veja os principais sinais:
- Ter problemas para falar em público é algo bastante normal, mas quando essa situação leva a uma resposta exagerada, com preocupação constante e grande desconforto antes e durante a apresentação, é possível dizer que a dificuldade é um indício de ansiedade social;
- Outro sinal da ansiedade é a insegurança, sobretudo quando ela surge em situações sociais. Se a pessoa se sente nervosa para conversar em pequenos grupos, com a sensação de que todos estão lhe observando atentamente, essa insegurança pode caracterizar um distúrbio de ansiedade;
- A tensão muscular também é comum no nosso cotidiano, mas pode aparecer de modo exagerado. Travar parte do corpo com pés, mãos e mandíbula sem mesmo perceber ou durante o sono é um sintoma da ansiedade generalizada;
- A insônia está bastante ligada a quadros de estresse e ansiedade. Quando a dificuldade para dormir se torna recorrente, é importante procurar um especialista;
- Medos aparentemente irracionais, como o pânico de certos animais ou de voar de avião, são indicativos de um quadro ansioso e devem ser tratados como parte de um problema mais amplo.
Como tratar a ansiedade?
A ansiedade tem tratamento e nem sempre precisamos recorrer a medicamentos controlados para solucionar o problema. Como exemplo pessoal, posso dizer que depois de vários anos tomando remédios fortes consegui obter resultados muito mais consideráveis com psicoterapia e natação. Dependendo do caso, às vezes é preciso recorrer aos chamados “tarja pretas” pelos menos para controlar o problema inicialmente.
Porém, outras práticas menos agressivas para o organismo, como esportes, atividades relaxantes, boa alimentação e até mesmo o uso de chás contribuem muitíssimo para o controle da ansiedade. As terapias alternativas, como a musicoterapia, a aromaterapia e a acupuntura também são recomendadas, mas devem ser feitas por profissionais qualificados. O mais importante é tentar encontrar as causas da ansiedade e não deixar que a vida se torne algo “insuportável”. Se o seu trabalho tem exigido muito de você, talvez seja hora de repensar se essa é a melhor forma de ganhar dinheiro, por exemplo.
Receitas Caseiras
É possível tratar a ansiedade com receitas caseiras? Isso vai depender do seu quadro. Pessoas que sofrem com a ansiedade crônica podem até melhorar com o uso de ervas naturais, mas o problema dificilmente será controlado somente com plantas medicinais. O ideal é combinar vários tipos de tratamento, incluindo o uso de chás terapêuticos.
Mas atenção: existem ervas que podem reagir com medicamentos alopáticos. Por isso, se você faz uso de qualquer tratamento controlado é fundamental conversar com o médico sobre a possibilidade de tomar certos tipos de chás. As receitas indicadas abaixo não devem ser consumidas sem esses cuidados, mesmo que pareçam inofensivas.
Banho Antiestresse
Muitos especialistas acreditam que o aroma de certas plantas é suficiente para atuar em nosso organismo. Por isso, o banho preparado com ervas pode ajudar a controlar o estresse e a ansiedade. Depois de um dia cansativo de trabalho, que tal preparar um banho relaxante? Os ingredientes necessários são:
- 3 litros de água
- 1 xícara (chá) de erva cidreira
- 1 xícara (chá) de malva
- 1 xícara (chá) de flores de tília
- 2 xícaras (chá) de valeriana
Coloque a água em um caldeirão e espere ferver. Então acrescente todas as ervas e deixe fervendo por cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo, tampe o caldeirão e espere amornar. Coe e coloque em um jarro. Durante o banho, despeje a mistura sobre o corpo do pescoço para baixo, lentamente. O aroma das ervas vai trazer mais tranquilidade.
Chá Para Ansiedade
A combinação das ervas camomila e valeriana é excelente para contornar a ansiedade, diminuir o nervosismo e melhorar a qualidade do sono. Todos esses benefícios podem ser obtidos por meio do chá, desde que ele seja preparado adequadamente. Veja os ingredientes necessários:
- 1 xícara (chá) de água
- 1/2 colher (sopa) de raiz fresca de valeriana
- 1/2 colher (sopa) de camomila seca
O preparo é simples. Coloque a água na chaleira e espere ferver. Quando começar a borbulhar, desligue e acrescente as ervas. Então tampe e espere o chá amornar. Depois que estiver morno coe e, se quiser, adoce com um pouco de mel. O chá deve ser tomado cerca de 30 minutos antes de dormir. Ele não é recomendado durante o dia, pois pode atrapalhar a realização de atividades do dia a dia.
Infusão de Maracujá
O maracujá é conhecido como calmante natural, mas a maior parte das propriedades está nas folhas e não no fruto. Por isso, o chá para ansiedade deve ser feito com as folhas e galhos da planta. Os ingredientes necessários são:
- 1 colher (sopa) de folhas e talos secos de maracujá
- 1 xícara (chá) de água
- 1 colher (chá) de mel
Para fazer o chá, junte a água com a erva em um chaleira e leve ao fogo até começar a ferver. Então desligue, tampe e mantenha abafado por 5 minutos. Após esse tempo, coe e adoce com o mel. O chá deve ser tomado duas vezes ao dia, de preferência pela manhã e no fim da tarde. Se quiser aliviar a insônia, tome também uma xícara pouco antes de se deitar.
Suco Relaxante
Nos dias mais quentes, uma boa receita de suco pode ser mais agradável que o chá. Na verdade, o que vamos ensinar é um suchá, ou seja, uma mistura de suco com chá. Primeiro, você deve preparar um chá com os seguintes ingredientes:
- 1/2 litro de água
- 1 colher (sopa) de folhas de maracujá frescas e picadas
- 1 colher (sopa) de flores e folhas secas de camomila
Coloque a água em uma chaleira, espere ferver e desligue o fogo. Acrescente as ervas, tampe a chaleira e mantenha em infusão por 10 minutos. Depois coe e guarde na geladeira. Quando estiver frio, bata o chá com:
- polpa de 1 maracujá
- 3 colheres (sopa) de mel
Coe o suchá e beba 1 copo 2 vezes ao dia. Para deixar o suco menos calórico, não adoce com mel.
Contraindicações dos Chás
- A valeriana não deve ser consumida por mulheres grávidas, pessoas com hipotireoidismo e idosos;
- A erva cidreira não deve ser usada por quem tem úlceras;
- Gestantes e lactantes devem evitar a ingestão de tília;
- A camomila em excesso pode causar náusea, irritação e insônia;
- O maracujá não é recomendado a gestantes e pessoas com pressão baixa;
- Diabéticos não podem adoçar os chás com mel ou qualquer outro produto que possa elevar a glicose.