Dieta do Chá Verde
Para quem acompanhou o post sobre o Chá verde, há agora uma dieta baseada neste chá que, segundo a Revista Boa forma pode levar a perder 5Kg em 15 dias. De nossa opinião, dietas e tratamentos alternativos devem ser feitos por orientação médica no entanto, mas como nosso intuito é de caráter informativo e a dieta do chá verde pode ser o caso.
Chá Verde Emagrece
Segundo estudos, um deles publicado no American Journal of Clinical Nutrition, o chá foi eficaz na redução de gordura em escala de 4% a mais em um grupo de voluntários que, além de seguir um cardápio de baixa caloria bebeu de seis a oito xícaras de chá verde por dia.
A explicação é que a bebida tem ação lipolítica, o que faz com que o chá acelere o metabolismo, desintoxique e facilite a digestão segundo a nutricionista Vanderlí Marchiori.
Modo de Preparo:
Ferva a água e um pouco antes da fervura, apague o fogo para acrescentar a erva (na proporção 1 colher de sopa para meio litro de água). Deixe abafado por 3 minutos e coe.
Para melhorar o sabor, o chá verde é um pouco amargo, pode-se combiná-lo com outras ervas: como a erva cidreira, hortelã, erva doce ou mesmo cascas de frutos como abacaxi e maçã.
Armazenamento do Chá
Em forma de erva, preserve a Camellia sinensis em um local fresco, arejado, ao abrigo da luz e odores. No caso do chá, o ideal é que se beba o chá logo após o feitio. Mas se isso não for possível, armazene-o em garrafas térmicas ou em jarras de vidro ou inox na geladeira para preservar as propriedades. Não ultrapasse o período de 24 horas.
Posologia
Para quem quer emagrecer, beba bastante do chá. Seis xícaras em média por dia.
Precauções
Não há registro preocupantes de efeitos colaterais exceto para hipersensíveis a cafeína. Pelo mesmo motivo, se se sofre de insônia, deve evitá-lo à noite (até as 17 horas está ok).
Mas grávidas, hipertensos, quem sofre de gastrite também deve evita-lo. Em caso de combinação de medicamentos, o médico deve ser consultado.
O chá verde de sachê
Dê preferência ao chá da erva natural. O chá de saquinho, no geral contém várias partes da planta o que reduz sua eficácia. Existem alguns produtos no mercado, que manipulam o chá verde corretamente oferecendo as partes corretas da planta, além de uma forma correta de armazenamento. Preste atenção ainda no nome científico do Chá verde, Camellia sinensis, no momento da compra.
Cápsulas de Chá Verde
Apesar de práticas, as cápsulas são doses concentradas da erva. Isso pode aumentar a eficácia mas pode, ao mesmo tempo, causar-lhe problemas. Especialmente em casos de cápsulas, um especialista deve ser consultado e acompanhar o tratamento.
Boa parte deste conteúdo foi adaptado de Boa Forma.
Outros benefícios da dieta do chá verde
Alguns estudos mostram que uma das catequinas (antioxidante) mais presentes no chá verde, a epigalocatequina galato (EGCG) estimula diversas enzimas que servem para controlar o metabolismo e a quebra das gorduras. Isso torna melhor a utilização delas pelo organismo evitando que fiquem paradas no tecido adiposo.
Além de emagrecer, o chá verde faz o organismo obter uma melhor composição adiposa no organismo, o que reduz as chances contrair diversas doenças como a pressão alta e a diabetes. Seu consumo diário traz inúmeros benefícios pela alta quantidade desses polifenóis, a epigalocatequina que fortalece o sistema imunológico e protege as células contra essas doenças.
Por sua excelente composição, o chá verde é recomendado para proteger seu organismo de colesterol elevado e doença cardíaca até câncer e pesquisadores já afirmaram que ele pode aumentar o metabolismo, suprir o apetite e também queimar calorias como já descrito acima. A erva bloqueia a absorção de carbodraos e ajuda a queimar as reservas de lipídios.
Este efeito é potencializado durante a prática de exercícios e até mesmo durante o repouso. Tomar o chá verde todo dia vai acelerar a perda de gordura. O chá verde contém as vitaminas B1, B2 e B3, C, E. A vitamina B1 melhora as funções da pelo como a produção de colágeno e cicatrização. Já a vitamina B2 trabalha como antioxidante, participando da formação dos tecidos.
A vitamina B3 atua na regulação do açúcar no sangue, na metabolização do colesterol e do metabolismo celular. A vitamina E promove saúde para os cabelos e previne o envelhecimento precoce. Além dessas vitaminas, o chá verde também tem fluoreto e rutina, que também tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Outro benefício do chá verde é melhorar o humor. O chá tem um aminoácido chamado L-teanina que quando chega ao cérebro aumenta a produção de dopamina e serotonina, neurotransmissores que estão ligados ao bem estar.
O chá verde também aumenta a produção de ondas alfa no cérebro que eleva a sensação de relaxamento. E os flavonoides presentes nele modulam a noradrenalina, hormônio que também é relacionado a ansiedade.