Quais São os Mitos e Verdades Sobre o Chá de Canela na Gravidez?
O chá de canela é indicado para diversos problemas de saúde, além de ajudar no emagrecimento. Por ser termogênica, a receita é excelente para acelerar o metabolismo e, com isso, aumentar o gasto calórico. As substâncias contidas na especiaria também regulam a produção de insulina porque evitam os picos glicêmicos. Assim, o consumo da canela pode evitar o diabetes do tipo 2 e combater o acúmulo de gordura causado pela produção aumentada do hormônio insulina.
Além de todos os benefícios citados acima, o chá feito com a canela ainda melhora a digestão, tem efeito antibiótico, combate os radicais livres, regula os níveis do mau colesterol e ainda atenua os sintomas da gripe e do resfriado. Apesar do chá de canela ser tão em benéfico em diversas situações, existem diversos mitos ao redor desta bebida, tão polêmica. Alguns dizem que o chá de canela é estritamente proibido durante a gravidez, visto que provoca abortos. Porém, será que isto é verdade? Confira abaixo quais são os mitos e as verdades acerca desta bebida.
Uso do Chá de Canela Durante a Gestação
Como vimos, esse chá pode ser usado em diversas situações. Por tudo isso, muita gente quer fazer uso do chá de canela, mas existe uma contraindicação: a receita deve ser evitada na gravidez. A explicação para essa ressalva está nos possíveis efeitos abortivos do chá. O mesmo efeito termogênico responsável pelo emagrecimento também pode elevar a pressão arterial. Como as gestantes tendem à hipertensão, o uso da canela pode agravar o problema e elevar o risco de aborto.
Além disso, o consumo do chá feito com a canela também pode provocar contrações uterinas e hemorragias. Por isso, as chances de um aborto são maiores quando a especiaria é utilizada.
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Epidemiology, os filhos de mulheres que consumiram canela durante a gravidez têm mais chances de apresentar problemas como déficit de atenção, comportamento agressivo e hiperatividade. Para Jonathan Seckl, professor da Universidade de Edimburgo, o resultado da pesquisa mostra que a canela consumida na gestação afeta o sistema neurológico da criança, muito provavelmente porque os hormônios do estresse da mãe são passados para o bebê.
Outros estudos precisam ser conduzidos para explicar melhor essa relação. No entanto, o resultado mostra mais um risco no uso do chá de canela.
O Chá de Canela É Abortivo?
O chá de canela pode ter efeito abortivo, mas, como vimos no estudo acima, é possível que os resultados do consumo da especiaria sejam observados depois do crescimento da criança. Assim, dá para concluir que o chá deve ser evitado por gestantes como forma de precaução para que não ocorra um aborto. Os efeitos do chá são imprevisíveis e podem prejudicar a saúde da mãe e do bebê. Por isso, o melhor é não consumir a especiaria se houver suspeita de gravidez.
Como estamos falando de uma gravidez, não dá para testar para ver se é mito ou não, com o pouco conhecimento que temos é recomendável acreditar que seja verdade os riscos de aborto ou problemas no sistema nervoso da criança. Sendo assim, não tomem o chá de canela durante a gravidez de forma exagerada, pois pode provocar um aborto!
Alguns Chás que as Grávidas Podem Tomar
Durante a gravidez, é comum que as mulheres busquem soluções calmantes e relaxantes, pois é um período tenso e cansativo, já que mexe com todo o corpo e também com o psicológico. Para relaxar, nada melhor que um delicioso chá calmante. Veja então alguns chás que podem ser tomados por gestantes sem trazer problemas para o bebê:
- Chá de camomila,
- Chá de erva-doce,
- Chá de erva-cidreira,
- Chá de frutas vermelhas.
O chá preto e o chá mate podem ser tomados, desde que em pequenas quantidades, não diariamente. Eles possuem muita cafeína, podendo deixar o bebê muito agitado.