Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer um Remédio Natural para Espirro?

O espirro é uma reação natural do corpo quando tem algo incomodando o aparelho respiratório. Através do espirro, o corpo tenta expulsar o que causa a irritação, bem como desobstruir as vias nasais. O espirro pode ser causado por diversos motivos. Poeira, pólen de flor, fumaça e outras substâncias causadoras de alergias são inaladas através da respiração, fazendo com que o organismo queira expulsá-las. Essa reação acontece com qualquer pessoa, mas principalmente aos alérgicos, que são naturalmente mais sensíveis à todas essas interferências externas no sistema respiratório.

Durante os resfriados o espirro também é comum, na tentativa de se eliminar o catarro dos pulmões. Normalmente, quando se está resfriado, o espirro vem acompanhado de secreção saindo pelo nariz. É importante usar um lenço de papel para limpar, e descartá-lo em seguida. Os lenços de tecido, ou toalhinhas de mão, que são reaproveitados, guardam vírus e bactérias, dificultando a eliminação da doença. Outras doenças do sistema respiratório também estão associadas ao espirro, como a gripe, a sinusite e a rinite.

Apesar de ser uma reação benéfica para o corpo, a fim de expulsar um corpo estranho nas vias respiratórias, o espirro é bastante chato e incômodo. Por isso, muitas pessoas buscam alguma forma de tratar o espirro, ou parar de espirrar, quando esta ação é compulsória. Por isto, conheça um remédio natural para o espirro, um chá de feno-grego e tomilho.

Chá de Feno-Grego e Tomilho

Ingredientes:

  • 1 punhado de feno-grego;
  • 1 punhado de tomilho;
  • 1 litro de água.

Modo de Preparo: Coloque as ervas em um recipiente e leve a água ao fogo para ferver. Depois despeje sobre a ervas. Tampe o recipiente e deixe em infusão por cerca de 5 minutos. Depois é só coar e beber.

Para crianças, dê o equivalente a 2 xícara do chá por dia. Em adultos essa quantidade deve ser um pouco maior, ingerindo-se 3 xícaras diariamente. Tome o chá diariamente, até eliminar os sintomas. Se demorar muito para desaparecerem os sintomas, procure um médico. Se notar alguma reação adversa ao tratamento realizado com o chá, suspenda o uso e procure um médico imediatamente.

Feno-grego

O feno-grego é benéfico para o sistema respiratório.

Benefícios e mais sobre o tratamento

Para diminuir a ocorrência de espirros, é importante evitar o contato com poeira, animais de estimação, pólen de flores, e outros causadores de alergias durante o tratamento. Aliado ao uso do chá, utilize o soro fisiológico nas narinas, para manter as vias respiratórias limpas e bem hidratadas.

Como essa reação tem diferentes explicações, é difícil tratar o espirro por si só. Para parar de espirrar, o aconselhado é tratar a doença, alergia ou irritação que está causando os espirros. Muitas vezes, basta se afastar do objeto ou ambiente causador para que a reação diminua, principalmente quando é causada por alergias. Outra forma é desobstruir as vias nasais, pingando algumas gotas de soro em cada uma das narinas.

Mas algumas receitas naturais podem ajudar a parar o espirro. O chá que ensinamos anteriormente também pode ajudar a acabar com os espirros. A receita, feita com feno-grego e tomilho, reduz a congestão nasal e limpa os seios da face.

O feno-grego, também chamado de fenacho ou alforvas, é uma planta cuja as sementes são utilizadas para fins medicinais. Além de ser benéfica para evitar e interromper os espirros, tratando o sistema respiratório, esta planta também é afrodisíaca, anti-inflamatória, digestiva, antioxidante, antimicrobiana e laxativa. Logo, pode ser utilizada para controlar os níveis de colesterol e glicose no sangue, a anemia, tratar a gastrite, diminuir inflamações, aumentar a energia reduzir a gordura do corpo, estimular a produção de testosterona, etc.

Já o tomilho é antisséptico, previne o câncer, por ter agentes antioxidantes, aumenta a imunidade e alivia o estresse. Em relação ao sistema respiratório, o tomilho possui ação expectorante, o que auxilia no tratamento de inflamações, e doenças como bronquite, asma, alergias, resfriados e sinusite.