Quais são os Termogênicos Naturais? 3 Alimentos e 3 Chás que Emagrecem
Você já deve ter notado que algumas palavras surgem como tendência no mundo da boa forma e da saúde. As calorias já estiveram em alta, assim como os funcionais, e a bola da vez parece ser os alimentos termogênicos. O termo se refere ao processo de termogênese, que acontece naturalmente em nosso organismo. A palavra significa “criação de calor”. Na prática, a termogênese ocorre quando o corpo, na realização de suas funções, eleva a sua própria temperatura.
Esse processo tem relação com o emagrecimento porque está associado ao nosso metabolismo. Quando a temperatura corporal se eleva, o corpo necessariamente consumirá mais calorias nessa situação. Assim, para entender melhor, basta pensar que essa é uma função que consome energia e que a energia do organismo provém, basicamente dos alimentos que consumimos.
Dessa explicação um tanto quanto complicada, o mais importante é que você compreenda que existem alimentos que elevam a termogênese, ou seja, a criação de calor. Assim, quando consumidos eles aumentam o gasto calórico, o que favorece a perda de peso. Estes alimentos podem ser consumidos no cotidiano, principalmente antes da realização de exercícios físicos. Abaixo, conheça alguns destes alimentos e chás termogênicos.
Alimentos Termogênicos
Os alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo e a queima de calorias do nosso corpo. Se você consome a quantidade adequada desses ingredientes, associados a uma dieta mais equilibrada e à prática de exercícios, é possível perder peso mais facilmente, ainda que não existam milagres. O consumo destes alimentos é especialmente otimizado quando consumidos antes da realização de exercícios.
Pimenta Vermelha: A pimenta vermelha é um dos alimentos termogênicos mais poderosos que existe. Segundo estudos, o consumo de cerca de 3 g da pimenta por dia é suficiente para elevar o gasto calórico em 20%. A explicação está na presença da capsaicina, responsável pelo sabor picante da pimenta. Muitas pessoas utilizam a pimenta vermelha antes da realização de exercícios, em cafés ou chás. Pode-se, nestes casos, usá-la em pó, em pouca quantidade.
Canela: Outro termogênico bem comum em nossa alimentação é a canela. Em nosso organismo, ela eleva a temperatura durante o processo de digestão obrigando o organismo a gastar mais calorias. Outro benefícios interessante é que ela regula os picos glicêmicos, evitando a formação de depósitos de gordura no corpo. A canela pode ser associada ao café da manhã, em panquecas, cafés, com frutas, etc.
Óleo de Coco: O óleo de coco é um alimento polêmico porque nem todos concordam sobre seus benefícios como emagrecedor. Ainda assim, sua ação como termogênico é comprovada. O ideal, para evitar o ganho de peso, é consumir o óleo em quantidades bem moderadas. Poucas colheres no café já são ideais para promover o efeito termogênico. Caso use desta forma, misture bem a bebida, preferencialmente com um mixer.
Chás Termogênicos
Os chás termogênicos também são interessantes para quem quer emagrecer. Além dos chás, o café, bastante consumido entre os brasileiros, é uma opção de termogênico natural. Veja outras opções:
Chá Verde: O chá verde está presente em praticamente todas as listas de alimentos emagrecedores. O segredo é que ele atua em diversas frentes, possibilitando o emagrecimento mais rápido. Ele é termogênico, ou seja, acelera o metabolismo. Além disso, melhora a digestão, reduz a absorção de gorduras e facilita a desintoxicação.
Chá de Gengibre: O consumo do gengibre pode elevar o gasto calórico em até 10%. Ele pode ser ingerido de diferentes formas e uma delas é o chá de gengibre que ajuda a emagrecer. Com a infusão feita com o rizoma é possível perder peso mais rapidamente. A receita acelera o metabolismo e estimula o bom funcionamento do organismo de modo geral.
Chá de Hibisco: A última opção de chá emagrecedor é o de chá de hibisco. O chá feito com as flores secas aumenta o gasto energético e ainda traz outros benefícios para o corpo. O ideal é tomá-lo diariamente juntamente com uma dieta de poucas calorias para perder peso em pouco tempo.