Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Chá Composto para Artrite, Artrose e Reumatismo?

A artrite, artrose e reumatismo são doenças degenerativas, relacionadas entre si. Para as pessoas que possuem estas doenças reumáticas, até mesmo simples tarefas podem ocasionar dores agudas e incômodas, o que torna a vida do afetado muito mais complicada. O diagnóstico precoce tratamento são fundamentais para que estas doenças sejam controlados e o indivíduo possa evitar a incapacidade funcional, lesões, etc.

Comumente, o tratamento destas doenças é feito com o uso de medicamentos que combatem as inflamações. Porém, também pode-se optar por uma linha mais natural, utilizando certos chás que possuem propriedades medicinais imprescindíveis. Existem alimentos que auxiliam na prevenção de doenças degenerativas, como por exemplo, ingredientes ricos em ômega 3 e cálcio. Na medicina caseira, o chá composto de unha de gato, chapéu de couro e mamica de cadela é bastante recomendado.

Chá para Artrite, Artrose e Reumatismo

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de folhas de chapéu de couro
  • 1 colher de sopa de unha de gato
  • 1 colher de sopa de mamica de cadela
  • 1 litro de água mineral ou filtrada

Modo de fazer: Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente as folhas de chapéu de couro, a unha de gato e a mamica de cadela. Tampe o recipiente e deixe descansar por aproximadamente dez minutos. O chá pode ser consumido diariamente, uma a duas xícaras por dia.

Os três ingredientes utilizados no chá possuem inúmeras propriedades além das citadas especificamente para os casos de doenças reumáticas. Por conta isso, a composição pode desencadear reações adversas, como diarreia, náuseas, constipação, sensação de cansaço, alterações no nervo óptico, problemas relacionados ao pâncreas e até mesmo febre.

Unha de gato

Unha de Gato – planta medicinal
Fonte:plantasquecuram.com.br

Contraindicado para crianças e gestantes, pessoas que realizaram transplante, em terapia de  imunossupressão, enxertos de pele, usuários de hipotensivos, portadores de doenças autoimune, esclerose múltipla, tuberculose, hemofílicos e em tratamento quimioterápico.

Embora seja uma medicação natural, não deve, em nenhuma hipótese ser utilizada sem o consentimento de um médico.

Mais informações

A artrose surge a partir do envelhecimento e consequente degeneração, ou desgaste da cartilagem e ossos presentes nas articulações. Chamamos de articulações, os locais onde os ossos do corpo se encontram (cotovelos, joelhos, ombros, tornozelos, etc…). Estes ossos são unidos por tecidos flexíveis, chamados  cartilagens. São estes tecidos que permitem a  a flexão, ou seja, dobrar os joelhos, braços, mexer os pés, e outros tantos movimentos.

O desgaste pode ocorrer por conta da idade, por questões genéticas associadas ao estilo de vida, alimentação inadequada ou em decorrência de outras doenças como por exemplo, diabetes, obesidade e hipotireoidismo. Uma vez destruída, a cartilagem não se regenera, ou seja, a doença não tem cura. Atualmente existem alguns tratamentos cirúrgicos que incluem a inserção de próteses para substituir parte dos ossos ou da cartilagem degenerada, mas a na maioria das vezes, os portadores da doença continuam apresentando algumas limitações mesmo após a operação.

O principal sintoma da doença é a dor no local degenerado, que aumenta conforme o esforço físico. Por isso, tende a ser mais forte no final do dia. A artrite, por sua vez, surge a partir da inflamação na região da articulação, causada geralmente, por conta da artrose, ou seja, por conta do desgaste, as articulações se inflamam, causando vermelhidão, inchaço e dificuldade para movimentar o local.

Reumatismo não é uma única enfermidade, mas um grupo de aproximadamente 300 doenças que atingem articulações, músculos, tendões e ligamentos, podendo aparecer em qualquer idade, sem que exista um trauma. A artrite reumatoide e a artrose, também chamada de osteoartrose, são na verdade, tipos de reumatismos degenerativos.

A unha de gato é uma planta nativa da Amazônia, podendo também ser encontrada em vários paises da América do Sul e América Central. Possui propriedades anti-inflamatórias, entre outras, que aliviam os sintomas de artrite, artrose, bursite, dores musculares, reumatismo e doenças ósseas.

A mamica de cadela também conhecida como boloteiro, amoreira do mato, inhare,  ipê-do-sertão,  pão-de-arara e faveira, possui propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento precoce inibindo os processos de degeneração.

O chapéu de couro é uma planta aquática, também nativa do Brasil, podendo ser encontrada facilmente em córregos, brejos e pântanos existentes em vários estados da regidas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste do País. Possui propriedades que combatem artrite e reumatismo, agindo como anti-inflamatório, antioxidante e analgésico.

O chá composto reúne propriedades as propriedades das três plantas, aliviando os sintomas e inibindo o avanço da osteoporose, artrite e reumatismo degenerativo.