Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Fazer Tratamentos Caseiros para Esporão de Calcanhar?

O uso exagerado de saltos altos, sapatos gastos de forma desproporcional, muito velhos ou apertados e que sejam pouco apropriados para os pés, roupas que apertem os músculos da panturrilha sobrepeso, idade avançada  e diabetes são algumas das causas do esporão de calcanhar. Ademais, algumas pessoas com a curvatura dos pés acentuada, que trabalham em pé durante muito tempo têm forte tendência a apresentar o problema.

Trata-se de uma deformação que gera uma protuberância óssea da base do osso calcâneo, na sola do pé, ou ainda na região posterior do calcâneo, bem perto do tendão de Aquiles. Embora em alguns casos não existam sintomas, na maioria das vezes, o esporão causa dor no calcanhar ou dor na parte traseira do pé, principalmente ao andar e correr, além de inchaço e inflamação no calcanhar.

Essa inflamação crônica da parte inferior do calcanhar afeta, não apenas, o osso calcâneo, mas também os tendões. Caso não seja tratada e se estenda por um tempo prolongado, a inflamação pode acabar levando à calcificação dos tecidos ao redor do osso do calcanhar, formando os esporões. Felizmente, existem certos tratamentos caseiros que podem ser usados para tratar o esporão do calcanhar, confira-os abaixo.

Tratamento para Esporão do Calcanhar

Gelo: No início,  a inflamação pode ser controlada com repouso e compressas de gelo local, usado para reduzir a dor, a inflamação e inchaço. Para  relaxar os músculos, congele uma garrafa de água e role debaixo do seu pé durante 10 a 15 minutos, em intervalos durante o dia ou no início da noite.

Fisioterapia: Caso o problema persista,  a melhor forma de tratamento é a fisioterapia que oferece exercícios e alongamentos bem específicos para os pés e as panturrilhas. Exercícios de alongamento e certas mudanças de estilo de vida também podem contribuir para a melhora. Obviamente, o tratamento deverá ser feito sob orientação médica.
Existem ainda, alguns procedimentos caseiros que podem ser adotados para aliviar a dor:

Bicarbonato de Sódio: Bicarbonato de sódio é um outro bom remédio caseiro para esporão de calcanhar, reduzindo os depósitos de cálcio acumulados na parte inferior do osso do calcanhar. Além disso, ajudará a reduzir a dor e inflamação. A aplicação é bem simples: misture meia colher de chá de bicarbonato de sódio em um pouco de água. Apenas o suficiente para forma um emplasto que será aplicado diretamente  sobre o calcanhar. Prenda com gaze ou fita, repetindo o processo duas vezes por dia.

A ingestão de 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo de água morna, uma vez ao dia por 2 semanas,vai ajudar a equilibrar o pH do corpo.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã auxilia a combater o esporão.

Vinagre de Maçã: O Vinagre de Maçã de Cidra auxilia na eliminação do excesso de cálcio da área de um esporão, proporciona alívio da dor e diminui a inflamação. Basta cortar  um pedaço de toalha em forma de seu pé e mergulhe em vinagre de maçã. Use uma palmilha como molde. Coloque a toalha encharcada em seu sapato e use. Certifique-se de manter a toalha úmida durante todo o dia.

Faça este tratamento pelo menos uma semana. Procure optar por calçados abertos para evitar o surgimento de outros problemas. Se preferir, mergulhe os pés em uma bacia com água morna e  meia xícara de vinagre de maçã, de 5 a 10 minutos. Repita o procedimento duas vezes ao dia, durante duas semanas.

Óleo essencial de coco: Outro produto bastante utilizado no tratamento do esporão de calcanhar é o óleo de coco. O produto age como  hidratante natural, ajudando a suavizar o esporão e aliviar a dor. Aqueça o óleo e aplique na área afetada, massageando bem. Deixe o produto na pele por algumas horas para diminuir a inflamação e aliviar a dor.

Repita o procedimento todo dia antes de ir para a cama para evitar o desconforto de manhã. A ingestão de 1 colher de sopa de óleo de coco extra virgem diariamente pela manhã, também é recomendável, pois o óleo é rico em cálcio que age na formação e  fortalecimento dos ossos.