Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Tratar Ovários Policísticos de Forma Natural?

A Síndrome dos Ovários Policísticos, SOP, é uma desregulação que interfere no processo de ovulação. E, ocorre pelo desequilíbrio hormonal, formando cistos no ovário. Estes cistos aparecem e desaparecem a cada ciclo, mas o distúrbio faz com que eles permaneçam e modifiquem a estrutura ovariana, podendo aumentar o órgão em até três vezes mais do que o normal.

Os cistos também podem aumentar a secreção de hormônios masculinos em excesso. Como o ovário é responsável pela formação de óvulos, elemento essencial para engravidar, e hormônios femininos que regulam o ciclo menstrual, a portadora da SOP ovula com menor frequência e tem ciclos irregulares afetando a fase reprodutiva da mulher.

As causas da SOP não são totalmente conhecidas, mas podem ser de origem emocional, hereditária e pela desregulação hormonal devido a metais pesados, medicamentos e excesso de insulina. Também, pode estar ligada ao uso de anticoncepcional, uso de medicamentos pesados ou frequentes, cosméticos, desodorante e pasta de dente industrializada, o uso de plásticos em grande quantidade, etc. Abaixo, conheça formas de tratar o SOP de forma natural.

Tratando a Síndrome dos Ovários Policísticos naturalmente

Figueira

Essa arvore, além de deliciosas frutas, contem folha que ajudam a regular os processos hormonais, irregularidades no útero e nos ciclos menstruais. Também é recomendada durante a menopausa. As folhas da figueira são compostas por sais minerais diversos e muito hormônio feminino e é por isso que é recomendada para ovários policísticos e outras irregularidades.

Os sais minerais da composição são potássio, cálcio, magnésio, enxofre, cobre, boro, ferro, zinco e manganês. O zinco é essencial para a regulação hormonal, o cálcio e o magnésio cumprem a função de estabilidade, e são recomendados para a saúde da mulher. As folhas da figueira não só agem como reguladores hormonais, mas também dão energia e equilíbrio emocional e promovem a fertilidade.

Chá de figueira

O chá de figueira é extremamente benéfico para o tratamento do ovário policístico.

Utilize 5 gramas de folhas de figueira secas para 1 xícara de água. Ferva a água e deixe as folhas em infusão durante 15 minutos com o recipiente tapado. Filtre e beba de 3 a 4 xícaras ao dia, durante uma semana a cada mês. Podem ser ingeridas a qualquer momento do ciclo menstrual.

Uxi amarelo

O uxi amarelo, ou uchi amarelo é recomendado especialmente para quem possui miomas (caroços), cistos nos ovários, infecção urinária, inflamação uterina, na prevenção do câncer e reumatismo.

Essa planta possui a propriedade antimutagênica, isso significa que ela impede a mutação genética das células, o que o câncer e algumas bactérias costumam fazer. Ou seja, ele impede a formação de cistos, tumores e do próprio câncer e também impede o seu crescimento.

Alguns estudos podem afirmar que ele age como contraceptivo e outros como ativador da fertilidade, então procure um especialista para tomar as dosagens certas de acordo com o seu desejo. Ele pode ser ingerido por chá em decocção da casca ou tintura mãe, ainda não há relatos sobre os efeitos colaterais. Outra planta que pode ser útil e aliada ao uxi amarelo é a unha de gato.

Dong quai

Nativa da China, no Brasil ela é conhecida como Angélica. A recomendação do seu uso é para hepatite, dores de cabeça e para tratar sintomas como dor na menstruação, menstruação anormal, pré-menopausa e também ausência de menstruação.

Ela age numa parte muito importante dos distúrbios menstruais que é na regulação de estrogênio, quando o nível dos estrogênios é alto ou abaixo do normal ele pode causar alguns desconfortos no ciclo. A alta quantidade de estrogênio também causa infertilidade e é por isso que ele é considerado um ótimo remédio para quem quer engravidar.

O dong quai ajuda a manter um ciclo menstrual regular e pode tratar problemas associados à menstruação, sensibilidade mamaria e dores menstruais. Há relatos de pessoas que conseguiram engravidar mesmo com a SOP. Procure um especialista, como um naturólogo, para saber as doses corretas.

Outras plantas que podem auxiliar

A semente de linhaça é um ingrediente que deve compor a dieta para combater a SOP, pois ajuda a diminuir os níveis de andrógeno (hormônios masculinos). A canela é conhecida como abortiva, mas na verdade ela apenas torna os ciclos menstruais regulares. Também apresenta um aumento da sensibilidade à insulina.

O alcaçuz pode inibir uma enzima que é necessária para a produção de testosterona. A sua raiz pode ajudar a estimular a menstruação e desintoxicar o fígado, órgão ligada aos desequilíbrios.