Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Como Tratar Problemas de Pele com Receitas Naturais?

Existem diversos fatores que contribuem para a aparição de problemas faciais, como exposição climática agressiva, a poluição e uso de químicos na pele, uso excessivo de maquiagens e produtos que possuem substâncias prejudicais, dentre diversas outras questões. Estes fatores podem ocasionar a produção de oleosidade de forma exagerada, espinhas, dermatites, dentre outros diversos problemas.

Pode-se usar diversos produtos para diminuir e tratar os problemas de pele, produzidos pelas indústrias exatamente para este fim. Entretanto, também existem meios naturais menos agressivos para o mesmo fim. Assim, conheça alguns métodos para deixar sua pele saudável e se livrar destes probleminhas, deixando o face limpa e bonita.

Métodos Naturais

Oleosidade na pele

A oleosidade na pele é a grande causadora de espinhas, acnes e a sensação de sujeira no rosto, além de promover brilho intenso. A babosa é uma das melhores plantas para o tratamento de pele, porém ela pode causar ressecamento da mesma. Ela é hidratante, rejuvenescedora e age sobre infecções e inflamações cutâneas.

A maçã é uma fruta rica em ácido málico, que age na eliminação de metais pesados acumulado no organismo, estes desregulam os hormônios, podendo desestabilizar as glândula sebáceas. Ainda apresenta propriedades antibacterianas, antifúngicas, e antivirais, impedindo a formação de espinhas e acnes. Ela pode ser utilizada ralada, em fatias ou com seu vinagre.

O vinagre de maçã combate infecções e as inflamações causadas pelas bactérias causadoras da acne, faz uma limpeza profunda dos poros e ajuda a controlar o excesso de oleosidade da pele, equilibrando os níveis de pH da pele. Ainda, o composto chamado de alfa-hidroxiácido, permite a eliminação de células mortas da pele, estimula a circulação sanguínea e a oxigenação do tecido, podendo eliminar manchas e cicatrizes. A pectina e oligoelementos minerais ajudam a nutrir e tratar a pele.

O tônico para oleosidade é extremamente benéfico para a pele.

O óleo essencial de melissa, ou o próprio chá da planta revigora a pele e promove a estimulação cutânea, a arnica é seborreica e antisséptica, sendo plantas excelente para compor seu tônico facial.

Como preparar: Utilize meia parte de vinagre para meia parte de água, 2 colheres de sopa de gel de babosa, 2 gotas de óleo essencial. Misture tudo e coloque em um recipiente com spray. Aplique antes de dormir.

Ao invés do tônico, também pode ser utilizado como argilo terapia, sendo a argila verde ou a branca da Amazônia as mais recomendadas. Acrescente argila até que a misture vire uma pasta e aplique na região desejada. Deixe a mascara agir por 10 minutos e enxague com água morna. Repita o processo por 5 dias seguidos a cada 15 dias. Ou 3 vezes por semana, em até 2 aplicações diárias.

Ressecamento

O ressecamento da pele normalmente significa a falta de água no organismo, por isso evite ficar muito tempo sem ingerir líquidos. Existem muitos tipos de óleos que são facilmente absorvidos e não produzem efeito de oleosidade na pele. O óleo de abacate é um dos melhores, pois tem vitaminas E e efeito antioxidantes, o que promovem a saúde cutânea.

O óleo de coco também é rico em vitamina E, prevenindo a pele de ressecamento e descamação da pele. Ela hidrata, retarda o aparecimento de rugas e flacidez da pele e é utilizado no tratamento de psoríase, dermatite, eczema e outras infecções de pele. Aplique os óleos diretamente na pele antes de dormir, todos os dias. Você também pode preparar um tônico facial bifásico, com água e óleos. Misture bem antes de utilizar.

Flacidez

A flacidez na pele se dá pela falta de colágeno, que por sua vez causa falta de elasticidade e plasticidade. Muitas pessoas que emagrecem e engordam radicalmente tendem a ficar com a pele flácida, assim como processos pós-operatórios e do próprio envelhecimento.

A argila contém silício e alumínio e promove boa ação esfoliante, porém pode deixar a pele ressecada. Ela traz firmeza para a pele porque ajuda na formação de colágeno da pele. A mais indicada é a de cor amarelada. Já a Centella asiática é uma planta que é bastante utilizada para eliminação de celulite, ela estimula a produção de colágeno e aumenta a circulação sanguínea.  A cavalinha, por sua vez, ajuda a reduzir flacidez da pele e músculos.

O óleo de abacate também ajuda a promover a produção de colágeno na pele e traz inúmeros benefícios para a pele. A flacidez pode causar linhas de expressão, rugas, olhos caídos, papo.

Como preparar: Faça o chá, em infusão, de xícara de chá com 1 colher pequena de cavalinha e 1 colher pequena de Centella asiática. Filtre e acrescente uma colher de óleo de coco e vá agregando a argila até que a solução vire uma pasta. Aplique na região desejada durante 12 minutos, lave com água em abundancia. Repita o procedimento até 3 vezes por semana.

Manchas escuras

As manchas escuras podem aparece devido à exposição solar, alterações hormonais, anticoncepcionais, gravidez e predisposição genética, o aparecimento de olheiras podem vir devido a estes fatores. O óleo essencial de tomilho aumenta a imunidade e estimula a circulação da pele, mas pode causa ardência, por isso use com cautela. E, o óleo de copaíba é indicado por possuir agentes branqueadores.

Como preparar: Use uma colher (sopa) de argila vermelha em pó, uma gota de óleo essencial de tomilho e uma colher de óleo de copaíba. Coloque a argila e acrescente água até obter a consistência de uma pasta grossa. Acrescente o óleo essencial de tomilho e o óleo de copaíba.

Aplique na área desejada e deixe pelo tempo que aguentar, no máximo 20 minutos. Retire a argila e aplique o gel de babosa para acalmar a pele. Esse tratamento pode ser feito a cada 15 dias, até que as manchas desapareçam. Lembre-se que o equilíbrio é a chave para uma vida saudável, evite excessos.