Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Confira 5 Dicas para Cuidados na Saúde do Homem

Apesar do que muitos pensam os homens também devem tomar cuidados com a sua saúde. A maioria dos antidepressivos e remédios para calvície possui efeitos colaterais de impotência sexual. Ademais, o uso de fármacos e produtos cheios de plásticos e alumínio interferem muito na produção de hormônios naturais, desregulando o nosso organismo. E, o uso de anabolizantes sintéticos e a exagerada tentativa de repor testosterona também podem ser bastante prejudiciais.

Quando você ingere o hormônio sem necessidade, bloqueia a hipófise, glândula essencial para a produção de espermatozoides. Nos casos em que se usa por muito tempo, a infertilidade pode não ser reversível, então deve-se ter muito cuidado com os suplementos alimentares. Logo, como pode-se perceber, os homens podem ser afetados por diversos aspectos, que prejudicam a sua saúde. Por isto, confira abaixo algumas plantas podem auxiliar na busca pela saúde masculina e para aumentar a autoestima.

Saúde Masculina

Massa muscular

A planta Tribulus terrestris, também conhecida como Videira, é muito utilizada por atletas para aumentar a produção do hormônio do crescimento e impulsionar os níveis de testosterona. A testosterona age aumentando a síntese de massa muscular, é energizante e auxilia no ganho de força. Assim ele aumenta o desempenho nos esportes e estimula o apetite.

Também ajuda com a ejaculação precoce, melhorias no sistema urinário, enxaqueca e é cardiotônico. Seus efeitos colaterais podem ser: o aumenta das mamas, diminuir a quantidade de açúcar no sangue não sendo recomendado para hipoglicêmicos, estimular os batimentos cardíacos.

Tribulus terrestres

A Tribulus terrestres estimula a produção do hormônio masculino.

Impotência sexual

A impotência sexual pode vir com o envelhecimento o uso de químicos e também devido a fatores emocionais ligados ao machismo em que vivemos, como as cobranças e falta de compreensão da sociedade. Alguns estudos mostram que a disfunção erétil pode estar vinculada a baixa produção de DHEA no organismo. A Tribulus terrestres aumenta a produção de DHEA, sendo útil para regular os hormônios masculinos.

A planta marapuama aumenta o fluxo sanguíneo para a área pélvica, podendo melhorar a ereção em até 90%. A planta Fenacho, conhecida como feno grego, também auxilia a produção de testosterona e DHEA, hormônios da estimulação sexual e aumento da libido. Ela ainda ajuda contra diabetes celulites.

Problemas na próstata

A hiperplasia e o câncer de próstata são as doenças mais recorrentes nos homens. Por ter proximidade com a bexiga, quando há um aumento do tamanho da próstata pode interferir no sistema urinário. A próstata também é responsável pela produção de espermas, líquido que carrega espermatozoides.

A maca peruana é ótima tônica e da resistência ao dia a dia, tem propriedades para regular hormônio e para diminuir a próstata aumentada. Ela também aumenta a produção de espermatozoides. A semente de abobora também combate a hiperplasia e a cúrcuma pode auxiliar em dificuldades urinárias devido a problemas na próstata.

A casca de pinheiro estimula a boa saúde da próstata e é quimio-preventiva. Ela também aumenta a qualidade e quantidade de esperma e a libido.

Métodos contraceptivos

Parece estranho falar sobre contraceptivos masculinos e não citar a camisinha, já que hoje parece que toda a carga fica por responsabilidade da mulher. Antigamente, de modo empírico o mamão verde era utilizado para prevenir a gravidez. Descoberta sobre as sementes concluíram que as sementes ingeridas diariamente reduziam a contagem de espermatozoides no sêmen, podendo chegar a zero. E diziam que quando o uso fosse interrompido, a produção de espermatozoides volta ao normal.

Em todos os casos é indicado procurar um especialista da área, pode ser um médico com especialização em fito-hormônios ou até mesmo um curandeiro.

Prevenindo a calvície

O jaborandi é o melhor anti-queda de cabelos, além de ser estimulante do crescimento capilar ele possui pilocarpina, que é uma substância encontrada nas folhas do jaborandi. Ele atua naturalmente como um tônico, pois é age diretamente no bulbo capilar, que é onde o cabelo cresce, por vasodilatação. Ele também melhora a microcirculação do couro cabeludo, promovendo saúde de renovação capilar.

Utiliza-se 50 grama de folhas secas para 1 litro de água. Ferva a água, acrescente as folhas e deixe durante 15 minutos no fogo. Após filtre e enxague o couro cabeludo.

Antidepressivo

Essa doença, chamada depressão, atinge principalmente mulheres, mas também pode afetar homens em qualquer idade. Normalmente os homens demoram mais para assumirem a condição depressiva e são muito mais afetados, já que ela é prejudicial ao organismo e na autoestima. A erva de São João é ótima para tratar a ansiedade e a depressão por ser adaptógena, propriedade que confere a qualidade de se adaptar ao organismo, ela pode ser estimulante e calmante ao mesmo tempo. Essa erva ajuda na produção de serotonina, que é uma substância química antidepressiva.

Separe 60 gramas da folha fresca para 100 ml de álcool cereal. Em um vidro esterilizado coloque os ingredientes, tape e guarde em um lugar fresco e escuro, durante 45 dias. Consuma 3 gotas por dia, diluídas em um copo de água. Verifique as contra indicações dos produtos que você utiliza e preze pelo equilíbrio, evitando excessos.