Dicas Naturais, Remédios Caseiros

Receita Natural

Receita Natural

Plantas e Ervas ajudando em sua Saúde

Conheça os 10 Benefícios do Orégano

Quando falamos em orégano, logo lembramos da combinação deliciosa do tempero com diversos tipos de comida, como o queijo. E, devido à esta popularidade do orégano na culinária, ele é uma das ervas mais utilizadas e conhecidas no Brasil. Usado tradicionalmente na cozinha espanhola e mexicana, é uma especiaria muito saborosa e aromatizante. Porém, além do uso culinário ela possui diversas propriedades que desconhecemos.

O orégano é usado não só na cozinha, mas também para tratamentos medicinais. Esta planta é rica em antioxidantes, combatendo os radicais livres do corpo, reduz infecções virais, diminui inflamações, combate bactérias, etc. Por isto, o orégano pode ser usado em diversos âmbitos, para os mais diversos males. Conheça algumas formas de utilização abaixo.

Usos do Orégano

Acalmar os nervos e aliviar a ansiedade

O orégano é antiespasmódico, ou seja, trata diretamente o sistema nervoso, ele ajuda a ativar 3 neurotransmissores muito importantes para o bem estar: a serotonina, a dopamina e a noradrenalina. O chá é feito com 8 gramas de partes frescas ou 12 gramas de partes secas para 1 litro de água a ponto de ferver, deixando repousar por 3 minutos destapado. Beber 3 vezes ao dia, após refeições.

Aliviar as cólicas e dores menstruais

Para quem sofre desse mal, poder contar com uma medicinal natural acessível é um alívio. Com poderes sedativos e auxiliando na circulação sanguínea, o orégano pode ser de grande ajuda para as dores menstruais. Aliado com uma alimentação balanceada o orégano pode ser usado por uso interno com chás e uso externo com óleos aplicado na região do útero.

Orégano

O orégano é extremamente benéfico para o corpo, combatendo diversos males.

Para usar o chá, prepare-o com 8 g de folhas frescas ou 12 g de folhas secas e 1 litro de água. Separe as folhas num recipiente de vidro, coloque a água fervida e tape por 5 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.

No auxílio a digestão e combate aos gases e fermentações

Por ter propriedades carminativas é uma ótima alternativa para aliviar gases. Também trabalha no auxílio da secreção da bile pelo fígado, que é responsável por facilitar a digestão de gorduras permitindo absorção de nutrientes.

O chá é feito com 5 g de partes (folhas/ flores) frescas ou 8 g de partes secas,1 litro de água. Separe as folhas num recipiente de vidro e coloque a água a ponto de ferver, tape por 6 minutos. Coe e beba 1 vez por dia, após refeição, durante uma semana.

Benefícios para garganta, combate da tosse e asma

Auxiliando na purificação dos pulmões, essa planta colabora no combate a muitas doenças respiratórias e em dores de garganta. Recomenda-se agregar orégano a um suco, e tomar colheres de hora em hora até que os sintomas de tosse desapareçam. Se possível adicionar mel.

Para dores de garganta, gargarejos de 2 colheres de orégano para ½ litro de água fervida e tapada por 15 minutos, 3 vezes ao dia.

Relaxante muscular

Muito útil para aliviar dor nas costas, contusões musculares leves, inflamações do tipo artrite, a propriedade antirreumática e anestésica do orégano auxilia a relaxar os músculos. O uso indicado é 1 parte de óleo de orégano e 1 parte de algum azeite de sua preferência e massagear levemente o local dolorido.

Tratamento de candidíase e micoses

Usado para tratar a candidíase e coceiras indesejáveis adquiridas por fungos, o orégano contém na sua composição Timol e Carvacrol que são agentes anti-fúngicos e anti-inflamatórios.

Pode ser usado tanto o óleo como o chá em uso externo. Para utilizar o chá, o recomendado é fazer banhos de assento com um punhadinho de orégano para uma xícara de água fervida em uma bacia com água, todas as noites durante uma semana. Já o óleo pode ser usado diretamente na região desejada, igualmente por uma semana.

Medicinas alternativas

Também usado muito nas medicinas alternativas, como aromaterapia, fitoenérgetica, massagens ayurveda, para ajudar a estabilizar chakras, entre outros, o orégano ajudar na estruturação de projetos duradouros e concretos. Estimula a cumprir promessas e compromissos.

Emagrecimento

Rico em fibras alimentares, que colaboram para a perda de peso, melhoram o funcionamento do intestino e contribuem para a sensação de saciedade.

Então desfrute desse condimento na hora de cozinhar.

Benefícios a longo prazo

Como é uma erva rica em óleos essenciais, minerais e vitaminas, seu consumo é excelente não só para aliviar incômodos, mas também de modo preventivo. Ele têm funções antioxidantes, contém doses de ferro, cálcio, magnésio, potássio e vitaminas A, C e complexo B. Ajuda a prevenir gripes, doenças do coração e rins, diminui o risco de câncer de cólon e ajuda a reduzir o colesterol.

Como cultivar

Facilmente cultivável, o orégano pode ser adquirido por estaquia e é muito resistente. Sobrevive a geadas e falta de água. É uma planta arbustiva, podendo chegar a 1 metro de altura. Gosta de muito sol, embora abaixo de meia sombra possa sobreviver com menor desenvoltura.

Lembrando que o uso de qualquer planta medicinal deve ser alterada de 7 em 7 dias. A atenção com a saúde é fundamental, portanto cuidado com o exagero.